Geral

Hospital Santa Rita proporciona humanização no atendimento

19/02/2014
Hospital Santa Rita proporciona humanização no atendimento
Dr. Roberto Salgueiro Provedor do Hospital Santa Rita

Dr. Roberto Salgueiro Provedor do Hospital Santa Rita

Em seu processo de reestruturação, que garantiu recuperação estrutural e financeira, o Hospital Santa Rita, em Palmeira dos Índios, deu início a uma série de medidas que refletiram positivamente na assistência prestada aos pacientes. Com as contas em dia, a equipe da unidade hospitalar, coordenada pelo provedor Roberto Salgueiro, busca promover humanização no atendimento aos pacientes do SUS, de convênios e particulares.
A humanização, de acordo com o provedor, é implantada principalmente no âmbito da obstetrícia. “Já possuímos uma parceria com o programa Amigo da Criança, da Unesco, e estamos ingressando na Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, que incentiva a participação da família, qualificação dos profissionais envolvidos na área, além de dar prioridade às políticas de incentivo ao parto natural e aleitamento materno”, explica Salgueiro.
Trabalhando no centro de obstetrícia, são sete profissionais em regime de plantão 24 horas para receber as gestantes e acompanhá-las. Com a valorização do parto natural, o objetivo da provedoria é nos próximos dois anos diminuir a porcentagem em 30% de cesarianas, por meio das já construídas cinco salas dedicadas ao parto humanizado.
Com 150 leitos, o Santa Rita possui corpo médico formado por profissionais especializados nas áreas de clínica médica, cardiologia, nefrologia, pneumologia e gastroenterologia, além de cinco salas no seu centro cirúrgico. Com atuação principalmente no agreste e sertão – 8ª região da saúde -, o hospital atende a uma população de 200 mil habitantes.