Geral

Hospital Helvio Auto inova na técnica de aplicação de vacinas

24/02/2014
Hospital Helvio Auto inova na técnica de aplicação de vacinas

   pacienteshelvioauto O Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie), que funciona no Hospital Helvio Auto, está aplicando uma nova técnica na administração de imunobiológicos/medicação na região ventro-glútea.  A técnica é considerada pouco divulgada, porém mais segura para os pacientes, que apresentam relatos de menos dor e reações locais mínimas.
A equipe de técnicos de enfermagem foi treinada pelas enfermeiras do Crie, Lygia Antas e Eli Borges, que foram sensíveis aos pacientes e adotaram esta técnica menos conhecida, mas bem mais vantajosa para os pacientes.
“No princípio houve resistência de alguns pacientes que estranhavam o local e modo de aplicação, mas vencida a barreira inicial, o retorno foi muito bom, pois eles relatam que sentem menos dor no momento da administração da medicação, e após, quase não há reações locais”, explicou a enfermeira Lygia Antas, uma das responsáveis pela implantação da técnica no Crie.
A técnica de aplicação na região ventro-glútea evita lesões do nervo ciático e fibrose glútea, já que é um local que tem menos enervações e vasos sanguíneos em relação a outras regiões e tem uma musculatura grande, bem definida e marcada, além da fácil localização. A técnica ainda pode ser aplicada em qualquer idade, sem restrições.
O Crie atende pacientes com necessidade de imunobiológicos especiais (vacinas) destinados a pacientes com doenças crônicas como HIV, portador do vírus da hepatite, transplantados, hemofílicos, pacientes renais crônicos, além de atender profissionais de saúde vítimas de acidentes ocupacionais.
A equipe do Crie está à disposição para ensinar outros profissionais que queiram aprender e aplicar a técnica em seus serviços. O Crie funciona das 8h às 12h e de 13h30 às 17 horas no térreo do Hospital Helvio Auto, telefone (82) 3315- 2983.