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HGE implantará Sistema de Classificação de Risco para atendimento

03/02/2014
HGE implantará Sistema de Classificação de Risco para atendimento

  modeloHGEatendimento  Com o objetivo de identificar rapidamente os casos em que a vida está sob risco, o Hospital Geral do Estado Osvaldo Brandão Vilela (HGE) implantará o Sistema Manchester de Classificação de Risco. O modelo utiliza as cores para a classificação dos pacientes, identificando as prioridades clínicas de forma objetiva. Dessa forma, o sistema facilitará a compreensão do paciente quanto ao tempo de espera em cada caso.
Para garantir um sistema de atendimento de qualidade com o fluxo organizado do paciente, é preciso ter dados fidedignos como parâmetros de risco.
De acordo a com gerente médica do HGE, Lorella Chiappetta, isso se dá por meio de instrumentos que guiam para a prioridade de acesso. Assim, a metodologia do Protocolo Manchester facilita tanto uma melhor avaliação médica, quanto os fluxos de encaminhamento do paciente.
“Com a implantação do sistema de cores, haverá uma melhoria na organização da assistência. Mas para garantir uma resposta efetiva, é preciso educar os profissionais sobre o protocolo de prioridade no atendimento, assim como também a população, quanto ao local adequado para se dirigir em cada caso”, esclarece a gerente médica do Hospital Geral, acrescentando a probabilidade na redução do fluxo de pacientes clínicos de baixa complexidade que não são a prioridade do HGE.
Ainda segundo Lorella Chiappetta, para a efetividade do funcionamento do Protocolo de Manchester nas unidades de saúde de urgência e emergência, é preciso o entendimento compartilhado dos pontos de atenção da Rede de Urgência e Emergência (RUE) para garantir uma assistência eficaz e no menor tempo possível.
Nesse sentido, os pacientes poderão ser encaminhados para Ambulatórios 24 Horas, Pronto Atendimento, Unidades Básicas de Saúde ou Ambulatórios de Especialidades.

    Entenda o atendimento por cores

O Protocolo de Manchester trabalha com algoritmos e determinantes, associados a tempos de espera simbolizados por cores. A cor vermelha (zero minuto) simboliza “emergência”, para a qual os pacientes devem ser encaminhados em casos em que eles necessitam de atendimento imediato.
A cor laranja (até 10 minutos) representa “muito urgente”, quando o atendimento deve ser realizado o mais prontamente possível. E a cor amarela (até 60 minutos) se refere a “urgente”, quando o paciente precisa de avaliação e possui condições clínicas para aguardar.
As prioridades de atendimento na cor verde (pouco urgente) e azul (não urgente) serão atendidos e encaminhados de acordo com cada caso. Essas cores representam casos menos graves, que exigem atendimento médico, mas podem ser atendidos no consultório médico ambulatorial.

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