Geral

Hemocentro faz coleta de sangue para garantir estoque no Carnaval em Rio Largo

21/02/2014
Hemocentro faz coleta de sangue para garantir estoque no Carnaval em Rio Largo

    A proposta de agregar a alegria da folia de Momo ao gesto solidário de salvar vidas tem ajudado a aumentar os estoques de sangue do Hemoal durante o período do carnaval. Há quatro anos, o Hemocentro leva sua unidade móvel ao município de Rio Largo e junto aos blocos carnavalescos da cidade chega a coletar uma média de 80 bolsas de sangue em um único dia. hemoalsangue
A atividade acontecerá nesta sexta-feira, dia 21 de fevereiro, e a unidade móvel ficará instalada em frente ao Banco do Brasil, no Centro de Rio Largo, das 8h às 17h. Cada doador recebe uma camisa dos blocos da cidade, que saem em diferentes dias no período carnavalesco.
A iniciativa de estimular as doações partiu do socorrista do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Dênis André do Carmo. Em uma década de trabalho, Dênis do Samu, como é conhecido na cidade, testemunha diariamente a necessidade do sangue no atendimento à população vítima de urgências e emergências da capital e região metropolitana.
Levada como sugestão a alguns amigos, a ideia e os blocos ganham adeptos a cada ano. “É possível ser consciente e ao mesmo tempo cair na brincadeira do carnaval. Temos que pensar que aquele sangue coletado pode vir a ser usado até mesmo por uma pessoa da família de quem se dispôs a doar”, explica o socorrista, reforçando que o protocolo de exigências para a coleta é respeitado. “Beber está liberado, mas só depois de doar. Ser solidário também alegra o coração”, completa.