Geral

Governo de Alagoas e Codevasf assinam convênio

20/02/2014
Governo de Alagoas e Codevasf assinam convênio

    A Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), assinam nesta, sexta-feira (21), um convênio voltado para a compra de mais 750 kits de irrigação, que devem ser entregues a agricultores dos 45 municípios alagoanos que estão em situação de emergência. A solenidade acontecerá no Palácio República dos Palmares, às 10h, com a participação do governador Teotonio Vilela, do presidente da Codevasf, Elmo Vaz, e do secretário  José Marinho Júnior.
agricultura3  De acordo com o superintende de Irrigação da Seagri, Sílvio Azevedo, o convênio será firmado entre Seagri e Codevasf, mas os recursos são do BNDES e do Ministério da Integração. Segundo ele, foram priorizados agricultores que atendem a critérios exigidos.
“É preciso que o beneficiado seja um agricultor familiar, tenha disponibilidade de água e energia e que o solo seja fértil para a produção. Neste caso, a ideia é levar oportunidade para a subsistência e geração de renda aos produtores que estão sofrendo com a adversidade da seca”, disse Sílvio.
Em 2013, foram implantados 50 kits, com investimentos da ordem de R$ 500 mil do Fundo Estadual de Erradicação e Combate à Pobreza (Fecoep), o que beneficiou 50 famílias que vivem na região do Canal do Sertão. A previsão é que agora em 2014 sejam instalados mais 950 kits de irrigação, destes, 750 estão sendo garantidos nesta assinatura entre Codevasf e Seagri, e os outros 200 devem ser conseguidos com recursos do Banco do Brasil e outros parceiros.
“A Seagri está sempre buscando alternativas para auxiliar na atividade do homem do campo. Com estes kits, eles poderão produzir ou impulsionar sua produção e assim colher melhores frutos, fortalecer a agricultura familiar do Estado e gerar renda para sua família. Inclusão social só se faz dando ao homem a oportunidade de trabalhar, de sustentar sua família com seu próprio suor”, explicou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário José Marinho Júnior.