Geral

Governador empossa Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial

28/02/2014
Governador empossa Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial

    Com o objetivo garantir políticas públicas voltadas para a população negra, o governador Teotonio Vilela Filho empossou, nesta sexta-feira (28), os membros do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial. A solenidade aconteceu no Palácio República dos Palmares e contou também com a presença da secretária da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, Katia Born.foto8
O colegiado é composto de 26 membros, sendo 13 do poder público e 13 da sociedade civil organizada. O conselho pretende garantir a igualdade racial nos aspectos econômico e financeiro, além de combater também o racismo institucional e a prática da intolerância religiosa, representando ainda um avanço educacional, político, social e histórico-cultural.
Teotonio Vilela destacou a importância do momento. “Muito ainda se tem para fazer em termos de igualdade racial efetiva. Este conselho é um passo nessa longa caminhada. Nos anima a história de lutas e de conquistas, nos anima a perspectiva de novas conquistas. Tenho certeza que temos aqui uma ferramenta importante para que mais e mais avanços sejam conquistados”.
Ele afirmou que sempre estará à disposição na luta por direitos iguais. “Quero dizer a todos que, assim como antes de estar governador, quando não mais estiver ocupando este honroso e dificílimo cargo vocês continuarão a contar comigo. Na condição de simples cidadão que acredita piamente na igualdade entre todos os seres humanos estarei sempre ao lado de vocês”, disse.
Já a secretária Kátia Born lembrou que o trabalho já começa agora. “Já temos muito feito, mas ainda temos o que fazer. São dez secretarias de Estado participando do conselho para que possamos tomar as providências e seguir com as ações. Ainda temos um ano de trabalho nesse Governo, mas o conselho é permanente e não tenho dúvida de que teremos resultados”.
Uma das conselheiras empossadas nesta sexta, a religiosa de matriz africana Mãe Mirian comemorou a criação do órgão. “Esse é um dia de muita felicidade. Depois de tantas lutas. Chegou o dia de sermos empossados. Quero agradecer ao Governo do Estado, que tem nos acolhido e tem reconhecido que somos merecedores disso tudo”, expôs.
O colegiado será paritário e fará parte da estrutura básica, em caráter deliberativo e integrante, da Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos. Políticas de promoção da igualdade racial com ênfase na população negra, comunidades indígenas, das religiões de matriz africana e outros segmentos étnicos são as finalidades do novo conselho.
A composição dos membros do poder público será feita pelas Secretarias da Mulher, da Defesa Social (Seds), do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq), da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), da Saúde (Sesau), da Educação e do Esporte (SEE), da Promoção da Paz (Sepaz), da Cultura (Secult), da Articulação Social (Seas) e do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Universidade Estadual de Alagoas, Instituto de Terras do Estado de Alagoas e Assembleia Legislativa.
Já pela sociedade civil fazem parte os Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas e dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas, Central Única dos Trabalhadores, Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô e Grupo União Espírita Santa Bárbara/Centro de Formação e Inclusão Social Inaê.
Também participam a Coordenação Estadual das Comunidades Remanescentes Quilombolas de Alagoas – Ganga Zumba/AL, dois representantes dos povos indígenas e dois dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana, um da comunidade cigana e um da de capoeira e Associação Cultural Posú Betá.