Geral

Fórum de Combate à Violência nas Escolas será lançado no dia 6

01/02/2014
Fórum de Combate à Violência nas Escolas será lançado no dia 6

   NoeliaCosta Na próxima quinta-feira (6), às 9h, no auditório do gabinete da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), será lançado o Fórum de Combate à Violência nas Escolas. Uma iniciativa da SEE em parceria com o Fórum Permanente de Combate às Drogas, o fórum conta com representantes do poder público e sociedade civil organizada e tem como objetivo discutir de forma ampla e humanitária a questão da violência na escola.
Elaboradora do projeto, Noélia Costa, que também preside o Fórum Permanente de Combate às Drogas, diz que a iniciativa é inédita no país, pois vai reunir os mais diversos órgãos, a exemplo do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Polícia Militar, Força Nacional, Sinteal, Secretaria da Paz e conselhos tutelares no combate à violência na escola.
“A ideia do fórum surgiu da secretária Josicleide Moura e o nosso objetivo é abordar o tema com amplitude e buscar soluções para minimizar o problema, orientando os membros da comunidade escolar, que, muitas vezes, não sabem como lidar com esta situação. É a primeira vez no Brasil que um órgão estadual reúne tantas representações importantes em prol deste propósito”, conta Noélia.
Da primeira reunião, sairá uma carta de intenções, documento que subsidiará as ações do fórum.

    Escolas piloto

Um dia antes do lançamento do fórum, a Escola Maria José Loureiro, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), será sede de uma reunião para a explanação do projeto, que será realizada na quarta-feira (5), às 13h30.A instituição será uma das escolas piloto para a implantação do fórum, assim como a Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça, no conjunto Eustáquio Gomes.
Noélia explica que o trabalho nas escolas começará com a capacitação dos professores para, em seguida, ser abordado com os alunos. “É fundamental termos a participação dos educadores para trabalharmos o tema sob uma ótica preventiva, pois assim alcançaremos melhores resultados”, avalia.