Cidades

Famílias de União dos Palmares ganharam mutirão e novas UBS

14/02/2014
Famílias de União dos Palmares ganharam mutirão e novas UBS

    familasdeuniaoO município de União dos Palmares recebeu nesta quinta-feira (13) ações de saúde do Governo do Estado, com a finalidade de estruturar e qualificar o atendimento na região. Além de disponibilizar exames e realizar triagens para a realização de cirurgias, o Governo inaugurou três Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
O mutirão Saúde em Movimento foi realizado nas Escolas Jorge de Lima e Jairo Correia Viana, localizadas na Rua Tavares Bastos, no bairro Centro. A iniciativa foi realizada em parceria com a Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais de Alagoas (Apae), Instituto Oftalmológico de Alagoas (Iofal) e com a Secretaria Municipal de Saúde de União dos Palmares.
O governador Teotonio Vilela Filho destacou que a iniciativa traz para os habitantes da região a possibilidade de realização de exames de média e alta complexidade, evitando o excesso de demanda em grandes centros de referência, a exemplo do Hospital Geral do Estado (HGE). “O governo estadual assumiu o compromisso de estruturar a assistência à saúde no interior do Estado, trazendo para todos os alagoanos a garantia do acesso à saúde, sem necessitar se deslocar para outras regiões”, destacou.
Já as três UBSs, construídas com recursos do Programa Alagoas Tem Pressa, foram inauguradas nos Conjuntos Newton Pereira e Nova Esperança e contam com serviços de farmácia, consultórios, escovódromo, além de salas de nebulização, vacina e curativo para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Por meio das Unidades Básicas de Saúde, a população de União dos Palmares terá acesso a serviços da Atenção Básica qualificados”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas.
O Jorge Villas Bôas ressaltou, ainda, que cerca de 80% de todos os problemas de saúde podem ser resolvidos na Atenção Básica, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). “Com assistência básica estruturada, os profissionais são capazes de diagnosticar problemas de saúde de forma precoce, evitando a evolução dos sintomas, internamentos hospitalares e óbitos”, explicou.
As UBS Tereza Romana e Maria da Conceição Cardoso, localizadas no Conjunto Newton Pereira, irão ofertar serviços a 2.200 famílias que residem no conjunto. Já a UBS Maria de Lourdes Borba Barros, situada no Conjunto Nova Esperança, vai atender a 1.780 famílias. Segundo a secretária municipal de Saúde, Carla Theresa, as novas unidades vão suprir os cuidados de saúde de mais de 16 mil pessoas.
O evento contou ainda com a presença do vice-governador, José Thomaz Nôno; do prefeito de União dos Palmares, Beto Baía; do deputado federal, Paulo Fernando dos Santos, e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), Fernando Toledo.