Geral

Entidades assumem compromisso de combater violência nas escolas

07/02/2014
Entidades assumem compromisso de combater violência nas escolas

  secretariaJosicleideMoura  Nesta quinta-feira (6), diversas entidades e órgãos públicos se reuniram na sede da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) para o lançamento do Fórum de Combate à Violência nas Escolas. Uma iniciativa da SEE, o fórum é uma ação pioneira em todo o país, tendo como objetivo discutir a questão da violência sob uma ótica abrangente e humanitária, envolvendo toda a sociedade na busca de soluções para o combate ao problema.
Além da SEE, o fórum conta com a representação de instituições como a Secretaria da Promoção da Paz (Sepaz), Tribunal de Justiça, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícia Militar, Força Nacional, Sindicatos dos Trabalhadores em Educação do Estado de Alagoas (Sinteal), conselhos tutelares e Fórum Permanente de Combate às Drogas.
A secretária de Estado da Educação e do Esporte, Josicleide Moura, destaca a importância da união destas entidades na luta contra a violência. “É muito importante unirmos forças com o maior número possível de órgãos e entidades para combater este problema, que afeta não só os nossos alunos, mas também suas famílias e toda a comunidade escolar, pois temos muitos professores afastados da sala de aula por causa de alguma situação de conflito. Por isso, estamos criando este fórum para que todos nós, como sociedade, assumamos uma responsabilidade compartilhada deste problema”, afirmou a secretária.
Josicleide também lembrou de uma experiência exitosa que já existe na Escola Estadual Geraldo Melo, no conjunto Graciliano Ramos. Em 2012, a unidade de ensino enfrentou problemas de violência envolvendo alunos da instituição mas, hoje, é uma escola referência na difusão da cultura de paz por meio do projeto Mediadores de Conflito, que é promovido pela Sepaz em parceria com a SEE e outras entidades. “Hoje a unidade é um espaço que a comunidade escolar enxerga como uma extensão de seu lar”, falou Josicleide.

Cultura de paz

Durante o lançamento do fórum, as entidades componentes destacaram a importância de um trabalho coletivo no combate à violência na escola e como os conflitos vivenciados em sociedade afetam o ambiente educacional.
A Polícia Militar apresentou suas duas frentes de ação nas escolas públicas: o Grupo de Articulação Comunitária do Batalhão de Polícia Escolar (GAC/BPESC) e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). “Convivemos com alunos provenientes de lares e ambientes conflituosos e essa realidade se reflete no seu comportamento na escola. No Proerd, assumimos um compromisso pela vida e trabalhamos diversas atividades educativas e preventivas com estas crianças e jovens”, contou a tenente-coronel Valdenize Ferreira, coordenadora do programa.
O secretário de Promoção da Paz, Adalberon de Sá, destacou a importância da disseminação de uma cultura de paz em toda a sociedade. “Vivemos dias em que uma discussão de trânsito pode culminar em uma tragédia e, por isso, é importante termos na escola um espaço para a disseminação de uma cultura de paz e de respeito ao próximo”, avaliou.

 Nova reunião

Uma nova reunião foi agendada para o dia 10 de março, quando haverá o início dos trabalhos para a construção de uma carta de intenções que vai subsidiar as ações do fórum. Na ocasião, cada entidade integrante vai apresentar propostas para a construção do documento, que posteriormente será socializado para pais, alunos, professores e servidores em um grande evento.
O fórum também vai promover ações em duas escolas piloto de Maceió: as escolas estaduais Maria José Loureiro, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), e Alfredo Gaspar de Mendonça, no conjunto Eustáquio Gomes. O trabalho nas unidades de ensino começará com a capacitação dos professores para, em seguida, ser abordado com os alunos.