Geral

Educação apresenta programa de transporte escolar a prefeitos

21/02/2014
Educação apresenta programa de transporte escolar a prefeitos

  transporteescola  Uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) estará na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) na próxima segunda-feira, dia 24, a partir das 9h, para expor aos prefeitos detalhes acerca da adesão à Gestão Integrada do Transporte Escolar (Geite), programa que prevê a parceria entre Estado e municípios para o transporte de alunos da rede pública estadual nos municípios do interior de Alagoas.
Os municípios têm até o próximo dia 28 para procurar a SEE, entregar documentação e se cadastrar no programa, que prevê o repasse de R$ 370 por aluno/ano aos municípios inscritos na parceria. As prefeituras que já participam também precisarão renovar o seu cadastro.
A parceria é firmada com base na relação de alunos fornecida pelas escolas estaduais situadas nos municípios que aderirem ao programa. Têm direto ao transporte escolar os alunos do ensino público estadual que residem a uma distância superior a três quilômetros das suas unidades escolares
A superintendente de Gestão do Sistema Estadual de Educação, Maria do Carmo Silveira, destaca que a reunião será uma oportunidade para que os municípios esclareçam dúvidas acerca do programa. “Vamos expor todas as informações sobre a Geite e falar sobre a sua importância, pois, além de beneficiar os estudantes da rede estadual com transporte escolar, o programa fortalece o regime de colaboração entre Estado e Municípios”, frisa Maria do Carmo.

 Procedimentos

Para fazer a adesão ao programa, os municípios podem se dirigir à Coordenadoria Regional de Educação mais próxima ou à Gerência do Regime de Colaboração, que fica na Escola José Correia da Silva Titara, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), para que a documentação seja avaliada e, consequentemente, haja a abertura do processo. Os recursos são repassados com base na quantidade de alunos das escolas estaduais que utiliza o transporte escolar.