Geral

Dia de campo mostra que mercado de orgânicos está crescendo

18/02/2014
Dia de campo mostra que mercado de orgânicos está crescendo

    Um mercado em expansão. Esta foi a mensagem que ficou para os agricultores familiares que participaram, nesta segunda-feira (17), do 1º Dia de Campo da Agricultura de Branquinha.  A ação foi realizada pelo Arranjo Produtivo Local Fruticultura no Vale do Mundaú e o Instituto Mundo Unido, com a parceria da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário. Na oportunidade, os agricultores conheceram técnicas de manejo e conferiram as oportunidades e conquistas da agricultura orgânica no Brasil e no mundo.diadecampo
De acordo com Luís Ko, fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, os orgânicos estão conquistando cada vez mais espaço no mercado mundial, mas no Brasil ainda não há fornecedores suficientes para atende o mercado local.
“Hoje já existem restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos que só trabalham com produtos orgânicos. Num shopping em São Paulo, por exemplo, existe uma praça de alimentação só de orgânicos. E no Paraná o consumo tem aumentado tanto que já criaram a Associação dos Consumidores de Produtos Orgânicos do Paraná. É a oportunidade que temos! Conquistar este espaço”, disse Luís Ko.
“O Brasil hoje exporta diversos produtos e alimentos, mas, ainda é preciso importar orgânicos de outras partes do mundo para suprir o mercado nacional. Por isso, o Ministério da Agricultura está trabalhando para fortalecer a produção orgânica em diversas regiões do país e assim gerar emprego e renda aos milhares de produtores brasileiros”, complementou o superintendente do MAPA, em Alagoas, Alay Correia.
Em Alagoas, já são 11 produtores certificados como orgânicos e a expectativa é que ainda este ano, mais 50 ganhem o selo. Com isso, Alagoas fica entre os maiores produtores de orgânicos do Brasil.
Para Valdelane Tenório, gestora do APL Fruticultura no Vale do Mundaú, a ideia do dia de Campo foi incentivar este tipo de produção e mostrar que ela também pode agregar valor ao trabalho da agricultura familiar.
“Este é um tipo de produção ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável. O dia de campo é uma forma de estimular tanto os agricultores a trabalharem com este tipo de produção como mostrar que ela pode ser uma opção rentável se utilizarmos as orientações corretas e a criatividade”, destacou Valdelane.
Além de conhecer o cenário da produção orgânica no Brasil e no mundo, os produtores aprenderam sobre técnicas de manejo orgânico como diagnóstico de solo, práticas de calagem, compostagem, controle alternativo de pragas e poda, entre outros.
Cerca de 60 agricultores de cinco assentamentos de Messias, Branquinha, Flexeiras, União dos Palmares e Murici, participaram da ação que também contou com a parceria estão Sebrae, Seplande, Emater, Ministério da Agricultura e a Prefeitura de Branquinha.
Os alimentos orgânicos são aqueles que utilizam, em todos seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento.  O resultado são alimentos mais saborosos e saudáveis.
“Quando o campo está sadio, a cidade também está sadia. Por isso, é importante incentivar este tipo de produção. Diversas doenças são combatidas, muitas vezes, por uma alimentação saudável e danos à saúde dos agricultores são minimizados quando eles optam em não trabalhar com agrotóxicos. Ou seja, os orgânicos e a agroecologia são ciências em construção que precisam da conscientização e confiança dos agricultores familiares”, falou Liduína Alencar, interlocutora da Seagri.
Os agricultores são beneficiados com capacitações, assistência técnica e ações de apoio a acesso ao mercado.
Segundo dona Lucilene Santos, presidente da Associação das Produtoras Agroecológicas da Zona da Mata de Alagoas (APROAGRO), o trabalho das 13 mulheres e dos 3 homens que integram a associação está sendo reconhecido e incentivado pelo Governo.
“Para nós, é muito bom receber o apoio do governo do Estado. É um reconhecimento aos nossos esforços. Principalmente, por sermos na maioria mulheres, ainda enfrentamos certos preconceitos. Temos prazer em produzir com qualidade e oferecer o que há de melhor aos nossos clientes”, destacou.
“Estamos oferecendo aos produtores também esta visão de mercado, mostrando que a produção orgânica pode ser um diferencial. A Seagri apoia toda e qualquer ação de capacitação que venha fortalecer o trabalho da agricultura familiar, é um dever nosso, é um compromisso do governo de Téo e do vice, Nonô”, destacou José Marinho Júnior, secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário.
O dia de campo foi realizado no Assentamento Zumbi dos Palmares, em Branquinha.