Geral

Dia de campo ensina estratégias para agricultores lidarem com a seca

25/02/2014
Dia de campo ensina estratégias para agricultores lidarem com a seca

diadecampoProdutores e técnicos do Programa Alagoas Mais Ovinos participaram, na semana passada de um Dia de Campo que teve como tema “Formação de Banco de Reserva Alimentar”, realizado em São José da Tapera. Na oportunidade, eles aprenderam sobre como se resguardar dos períodos de seca e garantir a alimentação do rebanho.
De acordo com Thaysa Novaes, gestora do Programa Alagoas Mais Ovinos, a capacitação foi importante porque permitiu a troca de experiências entre os participantes e o aprendizado sobre a importância da formação dos bancos de reserva.
“Estamos ensinando estratégias para que o produtor aprenda a lidar com o período de estiagem e com práticas simples, consiga minimizar os danos causados pela seca. Neste dia de campo, por exemplo, eles aprenderam que podem fazer os bancos de reserva, por meio de silagem ou feno, utilizando forragem existente na propriedade”, disse a gestora.
Na capacitação foram apresentadas as forragens Pau Ferro, Algodão de Seda, Algaroba, Leucena, Catingueira e Capim Elefante. O dia de campo foi ministrado pelo zootecnista Tarcísio Ferro, do GRUPO LICITÃO, que presta assistência técnica para o programa.
A ação foi feita em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Emater. O Programa Alagoas Mais Ovinos faz parte das ações do Alagoas Tem Pressa, estratégia de gestão do governo do Estado, visando obter melhores resultados.
“Com recursos do Fecoep este programa vem dinamizando a inclusão social dos municípios e mudando a vida das pessoas para melhor. Hoje o rebanho da cadeiaprodutiva de ovinocaprinocultura cresceu muito e precisamos estar capacitando estes produtores para que possam lidar com o dia-a-dia do trabalho deste tipo de produção. Entregar os animais é um dos passos do programa. Só tenho a agradecer ao governador Teotônio Vilela e do vice Nonô pelo apoio à agricultura familiar de Alagoas e por fazer parte desta equipe”, finalizou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.