Cidades

Delmiro Gouveia e São Brás terão rede de esgotamento sanitário

21/02/2014
Delmiro Gouveia e São Brás terão rede de esgotamento sanitário

   reuniaoCodevasf Cerca de 60 mil habitantes das cidades de Delmiro Gouveia e São Brás, no interior alagoano, serão beneficiados com a implantação do sistema de esgotamento sanitário. A ordem de serviço para início das obras foi assinada nesta sexta-feira (21), no Palácio República dos Palmares, pelo governador Teotonio Vilela, o secretário da Infraestrutura Marcos Vital, o presidente da Casal, Álvaro Menezes, e o presidente da Codevasf, Elmo Vaz.
Na oportunidade, o Teotonio ressaltou a preocupação de Governo com o setor de saneamento. “Estamos com obras de esgotamento sanitário em todo Estado, seja de melhoria ou de implantação. Este é um cuidado que reflete em outras áreas, como a saúde. As melhorias em Delmiro e São Brás serão muito importantes para o desenvolvimento da região”, disse.
O secretário da Infraestrutura, Marcos Vital, ressaltou a importância das parcerias para o benefício dos alagoanos. “É extremamente feliz poder participar desta equipe e poder fazer parte de projetos que deixarão um legado inestimável para Alagoas. Importantes parcerias como
essa da Codevasf, fortalecem o Estado e permitem a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, ressaltou Vital.
O presidente nacional da Codevasf, Elmo Vaz, destacou a relevância das ações que acontecem junto com o Governo de Alagoas. “É motivo de muito orgulho as obras que desenvolvemos. É gratificante ver quantas pessoas são e serão beneficiadas com os projetos”, afirmou.
Por meio de uma parceria entre o Ministério da Integração Nacional, através da Codevasf e o Governo de Alagoas, o esgotamento sanitário desses municípios será implantado com investimentos de cerca de R$ 27 milhões. Estas obras fazem parte do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e têm recursos assegurados no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

    Obras

As obras para implantação dos esgotamentos sanitários de Delmiro Gouveia e de São Brás compreendem a instalação de rede coletora, ramais prediais, estação elevatória, linha de recalque, estação de tratamento e emissário final.
Somente para o município de Delmiro Gouveia, serão investidos pela Codevasf cerca de R$ 19 milhões, beneficiando diretamente uma população de quase 50 mil pessoas. Já em São Brás, o sistema atende a sete mil habitantes que passarão a ter o esgoto doméstico tratado e elimina o lançamento de água não tratado no rio São Francisco.