Geral

Defesa Social discute formas de coibir assaltos a bancos

26/02/2014
Defesa Social discute formas de coibir assaltos a bancos

  defesasocial  O secretário de Estado da Defesa Social de Alagoas (Seds), Eduardo Tavares, reuniu-se com representantes do Sindicato bancários para discutir a segurança em torno das agências bancárias de todo o Estado, nesta terça-feira (25).
Os números de assaltos a bancos são crescentes em todo o interior, sobretudo no Agreste. De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Alagoas, Jairo França, o número de ocorrências nessas regiões é maior, devido à facilidade encontrada pelos criminosos para fugir do local.
Ainda segundo Jairo, a vulnerabilidade dos bancos tem sido tratada com descaso por banqueiros e pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), entidade representativa do setor bancário no país.
“A Febraban não cumpriu suas obrigações com segurança; o que tem sido apresentado por ela é insuficiente para garantir a segurança aos bancários. A gente entende que a segurança pública tem que fazer a sua parte e isto já está sendo feito. Mas para que tudo funcione, é preciso que os próprios bancos apresentem os seus planos de segurança, a fim de que os dois lados sejam incorporados. Do contrário, sempre ficará uma brecha. Existem bancos os quais as câmeras de segurança não funcionam,” explica.
Para o comandante geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Pinheiro, é preciso que haja também uma melhoria no informe das agências bancárias e sua incorporação ao videomonitoramento. “No interior é preciso que informem aos policiais lotados no município os dias de abastecimento e o façam em horário menos vulnerável, como no fim da tarde. Na capital, pode-se incorporar a segurança dos bancos ao videomonitoramento, já implantado”, pontuou.
De acordo com o secretário Eduardo Tavares, os banqueiros e a Febraban devem cumprir suas obrigações no que diz respeito à segurança de seus funcionários e clientes. “Se o banco não tem condições de abrir uma agência no interior, com infraestrutura e segurança, é melhor que não o faça. É preciso que a Febraban tome providências para defender os clientes e o patrimônio bancário. Existe lei e exigimos que cumpram o seu papel, sob pena de tomarmos medidas emergenciais para fechar os estabelecimentos”, destacou.
Ainda segundo o secretário, a falta de segurança nos estabelecimentos bancários não é um problema exclusivo do Estado. “Falo isso como presidente do Conselho de Segurança do Nordeste (Consene). Esse é um problema existente não só em Alagoas, mas em toda a região nordeste”, afirmou.
Para atender as reivindicações, como diretor do Consene, Eduardo Tavares convocará para uma reunião na próxima quarta-feira (5), representantes dos banqueiros, bancários e vigilantes, além dos membros do judiciário, executivo e segurança pública.