Geral

Crianças de seis meses a menores de cinco anos devem ser vacinadas contra o sarampo neste sábado

21/02/2014
Crianças de seis meses a menores de cinco anos devem ser vacinadas contra o sarampo neste sábado

   vacina Crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas contra o sarampo, neste sábado (22), em Maceió e na região metropolitana. A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) faz parte da Campanha Emergencial de Vacinação contra o Sarampo. A ação se deve ao aumento do número de casos da doença registrados nos estados de Ceará e Pernambuco e à necessidade de interromper a cadeia de transmissão do sarampo no Nordeste.
Para vacinar as crianças, os pais devem levá-las até os postos de saúde mais próximos de suas residências até 28 de fevereiro, no horário das 8h às 17h. A campanha é destinada a crianças que residem na capital e nos municípios da região metropolitana de Maceió, além de Maragogi, que é ponto turístico e faz divisa com Pernambuco.
Neste sábado (22), a vacinação em Maceió irá ocorrer no Maceió Shopping, em Mangabeiras, no Hiper Bompreço da Gruta e nos postos de saúde: Osvaldo Brandão Vilela, na Ponta da Terra; Rolan Simon, no Vergel do Lago; no Pam da Pitanguinha, na Pitanguinha; e no Pam Bebedouro, em Bebedouro. Já no Jacintinho, a vacinação irá se concentrar no João Paulo II; no Benedito Bentes, as crianças devem ser levadas para o Aliomar Lins; e no Tabuleiro do Martins, a ação irá ocorrer no Ib Gatto Falcão. A partir de segunda-feira (24), a vacinação está disponível em todos os postos de saúde de Maceió.
A meta é vacinar indiscriminadamente 95% do público-alvo da campanha – o que em Alagoas corresponde a 84.680 crianças. Para isso, o Estado recebeu do Ministério da Saúde 90 mil doses extras da vacina tríplice viral, para intensificar a imunização contra o sarampo.
“Estamos tentando evitar a reintrodução do vírus no Estado que, desde 2000, não apresenta casos da doença. Mas, para impedir que o vírus possa acometer as crianças, é preciso tomar a dose da vacinação, visto que a imunização é a forma mais segura para interromper a cadeia de transmissão da doença”, esclareceu a gerente estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Denise Castro.
De acordo com Denise Castro, além da capital e dos municípios da região metropolitana (Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Flexeiras, Santa Luzia do Norte e Satuba), a dose da vacina vai estar disponível para as crianças que residem em Maragogi, devido ao grande fluxo de turistas na cidade e advindos de locais onde há intensa circulação viral.

    Contraindicações – A vacina contra o sarampo não deve ser administrada em crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida; acometidas por neoplasia maligna; em tratamento com corticosteróides em esquemas imunodepressores ou submetidas a outras terapêuticas imunodepressoras (quimioterapia antineoplásica, radioterapia, entre outros).

Casos – O Ministério da Saúde informa que, em 2014, foram registrados 190 casos confirmados de sarampo na região Nordeste e os estados mais atingidos foram Ceará e Pernambuco. Os casos confirmados atingiram crianças menores de 1 ano de idade, e segundo o PNI, Pernambuco registrou 49% deles e o Ceará 51%.