Geral

Cerca de 100 agricultores familiares são beneficiados em Quebrangulo

11/02/2014
Cerca de 100 agricultores familiares são beneficiados em Quebrangulo

    A cidade de Quebrangulo, na Zona da Mata alagoana, recebeu na última segunda-feira (10) diversas ações do Governo do Estado, entre as quais um caminhão para associação de agricultores familiares, a assinatura da liberação de obras da AL-210 e a entrega de cestas básicas.

Agricultores familiares de Quebrangulo receberam caminhão para aumentar produção no campo

Agricultores de Quebrangulo receberam caminhão

Com a entrega do veículo, serão beneficiados cerca de 100 agricultores familiares da Comunidade Boa Vista, que produzem raízes e turbéculos, como inhame branco, macaxeira e batata doce. Esses agricultores já comercializam por meio de projetos governamentais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), além do PAA Estadual.
Os caminhão  irá colaborar com o transporte e a logística de venda dos agricultores. O veículo foi adquirido por meio de convênio entre a Seagri e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Na próxima quinta-feira (13) está prevista a entrega de caminhões à Cooperativa Regional dos Pequenos Produtores Rurais do Vale do Mundaú (Coopevale), em União dos Palmares e à Associação das Produtoras Agroecológicas da Zona da Mata de Alagoas (Apoagro), na cidade de Branquinha.
Em 2012/2013, pelo PAA Conab, foram vendidos R$ 220mil e, pelo estadual, cerca de R$ 60mil, com toda a produção garantida com a comercialização. Mas a ideia é crescer mais.
“Agradecemos demais esta ajuda. Este é o primeiro caminhão que recebemos aqui em Quebrangulo e, com isso, vamos aumentar mais nossas vendas e ajudar a desenvolver o município. Temos um grupo de agricultores muito unidos e que querem melhorar suas vidas”, afirmou Alonso Pereira de Melo, presidente da Associação Comunitária Maitá.
Para o secretário José Marinho Júnior, esta é uma ação que ajuda a mudar a vida das pessoas e que, só assim, é que a equipe do governo tem a sensação de dever cumprido.
“Tenho orgulho de fazer parte desta equipe, porque nele nosso maior objetivo é mudar a vida das pessoas para melhor e com seu próprio suor levarem o sustento da família e melhores condições de vida”, ressaltou Marinho.
“Com o apoio do governo, as coisas têm melhorado em Quebrangulo. No que se refere à agricultura, o governo tem um olhar especial. Estamos com o apoio da Seagri levando novas possibilidades para os agricultores da região. Temos que agradecer e trabalhar para fazer sempre mais”, destacou o prefeito de Quebrangulo, Manoel Tenório.