Geral

Campanha Alagoas nas Velas divulga destinos turísticos

21/02/2014
Campanha Alagoas nas Velas divulga destinos turísticos

   lancamentodacampanha Os principais cartões-postais do Estado estão agora espalhados pela Praia de Pajuçara. Trata-se da campanha “Alagoas nas Velas”, que pretende divulgar os destinos turísticos alagoanos nas jangadas que fazem o passeio às piscinas naturais. O projeto foi lançado pelo governador Teotonio Vilela Filho nesta sexta-feira (21), com a presença dos jangadeiros.
O governador falou sobre importância da iniciativa. “Tem uma foto que, se o turista não levar, ele não esteve em Alagoas, que é a das jangadas da Pajuçara. Esses jangadeiros contribuem para o desenvolvimento do Estado e precisamos sempre dessa parceria. Estamos atentos para dar apoio e trabalhar cada vez mais na melhoria dessa atividade”, disse.
Teotonio Vilela lembrou ainda o crescimento do turismo. “O turismo gera muitos empregos. São motoristas de táxi, recepcionistas, garçons, cozinheiras e, na mesa do turista, temos o cuscuz, a tapioca, a galinha, o que também gera empregos para os agricultores. E cada vez temos mais turistas no Estado. Somos um dos destinos que mais cresce”.
Idealizada pelas Secretarias de Estado do Turismo (Setur) e do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande), a campanha “Alagoas nas Velas” conta, inicialmente, com 60 jangadas que transportam turistas às piscinas da Pajuçara. Além das velas coloridas com os destinos, os jangadeiros receberam ainda camisas da inciativa e um “cardápio” detalhando cada um dos roteiros.
O funcionamento é simples: o “cardápio” traz o nome dos lugares, seus atrativos e como chegar e, caso algum turista se interesse pelo destino estampado na vela, o jangadeiro lhe apresente a lista. Os profissionais que fazem o passeio também foram capacitados para repassar informações de maneira correta aos visitantes.
O líder da categoria, Gilvan Bernardo, agradeceu a iniciativa do Governo – que contempla as cinco regiões turísticas (Maceió, Costa dos Corais, Quilombo, Lagoas e Mares do Sul e São Francisco). “Parabenizo a cada um por essa ideia e pelo apoio que os gestores estão nos dando. Estou muito feliz por ver tudo isso, esse apoio e suporte que estão dando aos jangadeiros”, expôs.
O lançamento contou ainda com a presença da secretária do Turismo, Danielle Novis; da presidente da Colônia de Pescadores Z-1, Maria Aparecida da Silva; e de prefeitos e secretários municipais de turismo, além de gestores da Setur.