Geral

Calendário de vencimentos do IPVA 2014 será iniciado na sexta-feira

24/02/2014
Calendário de vencimentos do IPVA 2014 será iniciado na sexta-feira

   ipva O prazo para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), exercício 2014, dos veículos com placas final 1, termina na próxima sexta-feira (28) de fevereiro. O pagamento, até a data de vencimento com opção em cota única, garante 10% de desconto no imposto. Já quem optar pelo pagamento em parcelas – três no total -, fica sem o desconto.
Os proprietários de veículos precisam ficar atentos aos prazos de pagamento e caso o boleto de cobrança não chegue antes do dia de vencimento, neste caso 28 de fevereiro, a emissão de uma segunda via poderá ser feita pelo sitewww.sefaz.al.gov.br ou no departamento localizado no 1º andar do prédio do antigo Produban, no centro de Maceió. É o que ressalta Eugênio Barros, gestor de IPVA da Sefaz.
“Os boletos com as duas opções de pagamento já foram enviados para as residências dos contribuintes, mas por conta da greve dos Correios é preciso ter muita atenção e, caso necessário, emitir a segunda via no site”, explica Barros.

    Inadimplência

É importante que os proprietários fiquem atentos às datas, pois o descumprimento dos prazos de pagamento do IPVA é causa de complicações aos proprietários de veículos em Alagoas. A desatenção nesse item pode gerar multas e acréscimos no valor real do imposto, podendo ainda sofrer punições com o veículo em situação irregular.
Embora a inadimplência seja uma preocupação constante, o gestor da Sefaz destaca que, em 2013, foram totalizados 12,48% de inadimplentes. “Ao longo do exercício seguinte, a inadimplência tem caído para algo em torno de 5 a 6 por cento. Vale destacar que a inadimplência de IPVA não é a mesma de licenciamento, já que veículos isentos e imunes podem estar irregulares no Detran, mas não com a Fazenda”, esclarece Barros.
O gestor esclarece ainda que a arrecadação do IPVA compõe a receita estadual, integrando o suporte orçamentário das diversas despesas do Estado, isto é, o IPVA não é um tributo vinculado, sua destinação é para as diversas áreas, como saúde, educação, entre outros.
Segundo dados da Sefaz, a frota alagoana é composta de 613.753 veículos, representando a arrecadação de mais de R$ 171 milhões em 2013, um crescimento, em relação a 2012 de 10,54%.