Geral

Bombeiros realizam oficina para servidores da Segesp

24/02/2014
Bombeiros realizam oficina para servidores da Segesp

    Servidores da Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp) participaram, nesta segunda-feira (24), da oficina de combate a incêndio, promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM), por meio da Coordenadoria Setorial da Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.IMG_4346
As soldadas Carine Miranda e Ana Rafaela Meneses, promoveram um ambiente interativo, no auditório da Escola de Governo (Egal), onde os servidores puderam tirar dúvidas frequentes sobre os procedimentos corretos a serem tomados no caso de desmaios, convulsões, obstruções, combate a princípio de incêndio doméstico (gás de cozinha) com extintores, além de desmistificar ações que preconizam estas situações.
“Nosso objetivo é instruí-los quanto aos procedimentos básicos de atendimento, para que sejam multiplicadores dessas informações uteis a sociedade, pois podem salvar uma vida”, explicou a psicóloga, soldada Carine Miranda.
As dicas que as bombeiras passaram aos servidores tiveram o foco voltado para o atendimento emergencial, em casa, na rua ou até mesmo no trabalho. A servidora, Marcela Vieira Belo, participou como voluntária as demonstração de procedimentos com desmaio e confessou que antes não tinha nenhuma noção de primeiros socorros.
“A oficina me enriqueceu com dicas valiosas e imprescindíveis para ajudar ao próximo em um momento de emergência ou até mesmo prevenir de um acidente, fato ao qual estamos sujeitos. Em muitos pontos eu procederia de maneira errada, hoje posso dizer que salvaria uma pessoa”, comentou Marcela.
Durante o treinamento prático, também na Egal, desta vez no pátio, local apropriado e vistoriado previamente pelos Bombeiros, os servidores usaram com o acompanhamento das soldadas, os extintores de incêndio conforme aprenderam na teoria, minutos antes.
“A participação do público assistida por nós, profissionais da área é essencial para o aprendizado, por isso sempre priorizamos pela prática nas oficinas, além de tornar os temas mais dinâmicos, ajuda os alunos a fixarem os procedimentos”, disse a enfermeira, soldada Ana Rafaela Meneses.
Segundo a Coordenadora da Gestão e Desenvolvimento de pessoas, Alessandra Evans, os treinamentos práticos terão outras edições, e os servidores de outras secretarias ou órgãos do governo, também poderão sugerir temas e participar junto a Segesp.