Geral

Agricultores familiares ganham apoio para comercialização de seus produtos

14/02/2014
Agricultores familiares ganham apoio para comercialização de seus produtos

  produtores589  A Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) entregou dois caminhões a agricultores da Cooperativa Regional dos Pequenos Produtores Rurais do Vale do Mundaú (Coopervale) e da Associação das Produtoras Agroecológicas da Zona da Mata de Alagoas (Aproagro).
A Coopervale comercializou em 2013 R$ 120 mil pela Conab. Já a Aproagro começou a vender sua produção por meio dos programas do governo este ano e faturou R$ 50 mil até o momento. Os caminhões darão suporte ao transporte e dos produtos destas associações e cooperativas.
“Esta é uma ação que oferece mais cidadania ao povo alagoano. A entrega de caminhões se une a outras ações da agricultura como a entrega de sementes, ações de assistência técnica, apoio à comercialização, entre outras. É nosso papel o compromisso com a agricultura familiar”, disse o governador Teotônio Vilela.
A entrega dos veículos é fruto de um convênio entre a Seagri e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com apoio do APL Fruticultura no Vale do Mundaú. A ação faz parte do programa Alagoas Tem Pressa.
A entrega dos caminhões encheu os agricultores de esperança. Dona Edjane da Silva, presidente da Coopervale, afirma que agora a expectativa é fortalecer, ainda mais, o trabalho da cooperativa. “Com o apoio do governo do Estado a gente tem conseguido fortalecer nossa cooperativa. Hoje a situação é bem melhor e com a aquisição deste caminhão, a gente vai poder comercializar mais, sem maiores custos com frete”, disse.
A Cooperativa foi fundada em 2007 e hoje conta com uma fábrica de polpa de frutas conhecida como Frutivale, mas a ideia é ampliar o negócio para produzir sorvetes e doces caseiros. A produção da fábrica de polpa já é toda comercializada para a merenda escolar, o que garante renda aos agricultores.
“Nos esforçamos para dar o apoio necessário desde o plantio, manejo, assistência, até a comercialização dos produtos. Estes caminhões irão permitir mais agilidade e praticidade na hora de distribuir os produtos da agricultura familiar no mercado, um apoio à geração de emprego e renda ao homem do campo”, destacou José Marinho Júnior.
A Aproagro foi a primeira a receber o selo de certificação orgânica do Estado de Alagoas. Hoje, eles tem direito garantido de usar o nome de produto orgânico para venda direta, em feiras livres e vendas governamentais (PAA e PNAE), inclusive com um adicional de 30% ao valor final do produto.
As duas instituições trabalham com  fruticultura, tubérculos, hortaliças e grãos como milho e feijão de corda e de arranca. As entregas dos caminhões irão beneficiar cerca de 400 agricultores, direta e indiretamente.