Geral

Vigilância Sanitária realiza palestra para oficiais e praças da Capitania dos Portos

31/01/2014
Vigilância Sanitária realiza palestra para oficiais e praças da Capitania dos Portos

   palestra_vigilancia_sanPauloBezerra A importância da Vigilância Sanitária para saúde da população foi tema da palestra proferida pelo diretor estadual da Vigilância Sanitária, Paulo Bezerra, realizada na quinta-feira (30). A ação foi destinada aos oficiais e praças da Capitania dos Portos.
Durante a palestra, que reuniu cerca de 100 participantes, o diretor explicou que o trabalho da vigilância é definido como um conjunto de medidas para controlar e fiscalizar o cumprimento de normas e padrões de interesse sanitário.
Paulo Bezerra informou que a Vigilância Sanitária é responsável pela fiscalização de diversos itens de consumo como, por exemplo, medicamentos, cosméticos e alimentos. “A Vigilância é responsável por zelar pela segurança de todos os alagoanos e garantir que empresas e órgãos públicos obedeçam a normas regulamentares e não ofereçam riscos à população”.
Ainda durante a apresentação, o diretor falou sobre a importância do ato de lavar as mãos de forma correta e várias vezes ao dia. “Este hábito simples, muitas vezes negligenciado, é essencial para a prevenção de doenças como a diarreia, infecção respiratória, infecção estomacal, infecção no ouvido e resfriado”, alertou Bezerra.
Outra função destacada pelo diretor é a fiscalização de veículos de transporte coletivos que são inspecionados por técnicos do órgão para garantir a saúde e bem estar dos passageiros. “As equipes da Vigilância fiscalizam ônibus, aviões e navios e caso encontrem condições insalubres para os passageiros podem utilizar seus instrumentos legais como notificações, multas e até interdição do transporte”, ressaltou.
O ciclo de palestras do diretor Paulo Bezerra continua no mês de fevereiro, quando será realizado o Fórum da Vigilância Sanitária no município de Porto Calvo, localizado no litoral norte alagoano.