Geral

Unidade móvel do Hemoar faz coleta na Praça Marques em Arapiraca

29/01/2014
Unidade móvel do Hemoar faz coleta na Praça Marques em Arapiraca

    Nesta terça-feira (28), o Hemocentro de Arapiraca (Hemoar) levou sua unidade móvel para realizar coletas de sangue na Praça Marques da Silva, um dos locais mais movimentados do Centro da cidade. A iniciativa visa aumentar os estoques e levar informações à população sobre a importância da doação de sangue para salvar vidas.hemoar_coleta
Outra preocupação do Hemoar é a aproximação do Carnaval, período em que muitas pessoas são hospitalizadas, na maioria das vezes em decorrência de acidentes, e necessitam de sangue. De acordo com Maria Edileide Bidart, assistente social da coleta externa, os tipos de sangue de fator negativo continuam sendo os mais escassos nos estoques.
Ainda de acordo com a assistente social, a Praça Marques tornou-se um ponto estratégico para as coletas externas em Arapiraca, principalmente para as pessoas que doam pela primeira vez. “Nosso objetivo é divulgar a importância da doação e, principalmente, tirar dúvidas sobre mitos criados em torno do assunto”, disse Edileide Bidart.
“Sempre tive vontade de doar sangue, mas me faltava coragem. Agora vejo que tudo é muito simples e certamente continuarei doando. Temos que pensar não somente nas vidas que podemos salvar, como também em nós próprios, pois um dia poderemos também precisar de sangue”, afirmou a assistente social Monique Lima Mota Monique.
Ao lado de Monique estava um veterano em doações, o padre Eliton Jarbas Quintela , que doa sangue há mais de 10 anos. “Meu trabalho é salvar vidas para Deus. Nem por isso posso me esquecer de contribuir para salvar vidas aqui na terra”, frisou o padre.
A unidade móvel do Hemoar estará de volta ao Centro de Arapiraca na quinta-feira (30), no Largo Dom Fernando Gomes. Os cadastros para doadores acontecem das 8h às 15h30. Após o cadastro há uma triagem, avaliação médica e, se o doador estiver apto, a coleta é realizada. Por dia a unidade móvel realiza uma média de 40 coletas.