Cidades

Unidade Móvel do Hemoal estará no Centro de Maceió nesta sexta

24/01/2014
Unidade Móvel do Hemoal estará no Centro de Maceió nesta sexta

  curso de formacaoT.de SANGUE HEMOAL (30)  Estar em perfeito estado de saúde e portando um documento de identificação com foto, além de comprovar que possui no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 kg. Estes são os pré-requisitos necessários para se candidatar à doação de sangue no Hemocentro de Alagoas (Hemoal), que nesta sexta-feira (24) realiza coleta externa no Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió.
A ação, que acontece até as 16h, visa estabilizar o estoque de sangue do órgão, visando atender a demanda de transfusão dos hospitais e maternidades durante as férias de janeiro. Isso porque, durante este período, o número de doadores cai drasticamente, enquanto que a demanda por transfusões aumenta, principalmente no Hospital Geral do Estado (HGE), segundo o Setor de Captação de Doadores de Sangue.
De acordo com o Ministério da Saúde, caso o voluntário tenham sido acometido por hepatite após os dez anos de idade, seja portador do vírus HIV, ou tenha contraído sífilis e doença de Chagas, não é possível se candidatar a doação de sangue. É necessário, ainda, estar bem alimentado e, no caso dos menores de 18 anos, comparecer à unidade acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.
Também é imprescindível portar uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal . Com relação às mulheres, a doação é permitida, sendo vetada apenas para àquelas que estejam grávidas ou amamentado. Para os voluntários que não possam comparecer ao Centro Maceió, é possível realizar a doação de sangue na sede do Hemoal. O órgão, que está localizado na Rua Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé, funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 18h e, aos sábados, no período das 8h às 12h.