Cidades

Sistema online de matrícula facilita a vida de pais de alunos e acaba com as filas

28/01/2014
Sistema online de matrícula facilita a vida de pais de alunos e acaba com as filas

matricuonlinePais, alunos, responsáveis e funcionários da Escola Estadual Quintela Cavalcante utilizaram pela primeira vez, em Arapiraca, o modelo de sistema online para matrículas de aluno do ensino médio para o ano letivo de 2014. O novo modelo tornou o processo mais ágil e acabou com as filas na porta da escola.
O Sageal é um software desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) em parceria com o Centro de Políticas Públicas de Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed), que tem como objetivo otimizar o monitoramento das ações pedagógicas e administrativas realizadas nas escolas, por meio do acesso a dados e informações que possibilitam diagnosticar a realidade das diversas unidades de ensino da rede.
Para Mozart Oliveira, pai de dois alunos, o novo sistema de matrícula só trouxe benefícios para todos, acabando definitivamente com as traumáticas filas formadas durante a madrugada nas portas das escolas. “Foi uma matrícula rápida e garanti as vagas dos meus filhos sem atropelo e de forma mais transparente”, constata.
Djalma Luiz Filho, diretor-adjunto da Escola Estadual Quintela Cavalcante, destaca que este ano o modelo adotado para o período de matrícula transcorreu sem maiores problemas e foi ofertado um ambiente mais adequado para os pais e responsáveis, bem como para os funcionários da escola.
“Enquanto no antigo modelo era feita uma matrícula a cada dez minutos, no atual são feitas em média quatro matrículas, o que comprova a eficiência do sistema”, afirma.
O software permite maior agilidade nos processos burocráticos, como emissão de documentos e operações de transferência e movimentação, realização de matrícula online e redução da quantidade de papel por meio da informatização
Com o sistema, é possível saber o quantitativo de alunos, professores, funcionários, turmas, séries, índice de aprovação, evasão, frequência escolar de estudantes e professores, ações em desenvolvimento, medidas administrativas, entre outras informações.