Geral

Secretaria de Educação faz adesão à oitava etapa do Programa Brasil Alfabetizado

29/01/2014
Secretaria de Educação faz adesão à oitava etapa do Programa Brasil Alfabetizado

   assinaturaadesaoaoPBA Na tarde desta terça-feira (28), a secretária de Estado da Educação e do Esporte, Josicleide Moura, assinou a adesão da pasta à oitava etapa do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), ação do Governo Federal voltada à alfabetização de jovens, adultos e idosos. A ação também integra a lista de projetos estruturantes do Programa Alagoas tem Pressa, cujo objetivo é promover iniciativas para o desenvolvimento socioeconômicos do Estado.
A adesão ao programa é consequência da validação, pelo Ministério da Educação (MEC), do Plano Plurianual de Alfabetização (PPALFA) da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), que compreende todo o planejamento do órgão para a execução das atividades de alfabetização no Estado (metas dos municípios, orçamento, metodologia, parcerias, objetivos, avaliação).
A sétima etapa do PBA em Alagoas começou em agosto de 2013 atendendo a dez mil pessoas e deve ter suas aulas concluídas até o final do primeiro semestre de 2014. Com a adesão à nova edição do programa, a meta é atender mais dez mil alfabetizandos, com as aulas iniciando entre março e abril deste ano.

    Continuidade

De acordo com Josicleide Moura, em 2013, houve uma grande procura da população pelo programa, superando as expectativas da secretaria. Para 2014, o objetivo da SEE é garantir não só a alfabetização dos participantes do PBA, mas também assegurar que eles continuem seus estudos nas escolas da rede pública estadual.
“Reduzir os índices de analfabetismo entre pessoas com mais de 15 anos é uma ação prioritária do nosso Governo dentro do Programa Alagoas tem Pressa e, por isso, estamos aderindo a esta nova etapa do PBA para que, em parceria com o Governo Federal, possamos garantir que mais alagoanos sejam alfabetizados. No entanto, queremos ir além disso e nosso objetivo é fazer com que estas pessoas não se limitem apenas à alfabetização, mas sejam inseridas nas escolas da rede pública estadual para dar continuidade aos seus estudos por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos”, destaca a secretária.
Também estiveram presentes à ocasião o diretor de Articulação Institucional da Superintendência de Gestão do Sistema Estadual de Educação, Edvaldo Brandão e a gestora local do PBA, Adeilma Claudino Fonseca.