Artigos

Salário mínimo

04/01/2014
Salário mínimo

O capitalismo parece esmagar o salário mínimo, que nunca encontrou muito respaldo junto ao governo, já tendo até havido época não muito distante, um salário mínimo fraccionado, por região. Atualmente, um dos assuntos que está sempre presente na casa do assalariado, é esse bendito salário mínimo, em vista do aumento vergonhoso concedido pelo governo federal de apenas, 6,78%, elevando o famigerado salário para o mísero patamar de R$ 724,00, autorizado em janeiro para vigorar em dias de fevereiro de 2014. E com isso a Presidente Dilma faz festa e ainda recebe aplausos, como que tivesse praticado um ato nobilíssimo. Ao longo da história, quando o salário mínimo foi instituído pelos anos de 1.930, pelo então presidente Getúlio Vargas, isto há mais de oitenta anos, seu avanço tem sido pouco e fraco, haja vista a piedade dos empresários, que sempre reclamaram de não poderem pagar, esse misero Salário, encontrar apoio nas esferas federais, e enquanto isto o assalariado fica pagando um preço alto, e os ricos ficando mais ricos, por conta de uma política que só atende os endinheirados, ficando mais ricos, afora os indexadores e redutores, criados justamente para prejudicarem àqueles que, infelizmente, ainda depende dessa politica feita de cabeça para baixo.
Foi só se anunciar esse “belo aumento” do salario mínimo, que as coisas já começaram aumentar, energia, passagem, gêneros alimentícios, combustível, enfim tudo aquilo que o povo carece e necessita.
Ora, o que faz uma família básica de cinco pessoas, onde só uma recebe esse dinheiro, para passar um mês, quando tem que pagar água, energia, alimentação, gás, vestuário e medicamentos. Será que esse dinheiro é suficiente para todas essas despesas, afora transporte. Esse dinheiro só dá para os ricos, que não precisam dele, e são justamente essas pessoas que planejam todos esses absurdos, os magnatas, os empresários políticos, os capitalistas que mandam neste país. Imaginem pois, quando esse salario ainda eram pago por regiões, foi necessário que o presidente Fernando Collor de Melo, enviasse um projeto de Lei para o Congresso Nacional, unificando o salario mínimo, cuja medida beneficiou todos de um modo geral, pondo final na regionalização. Os anos não fizeram crescer os aumentos ao salario do trabalhador que estão atrelados a essas leis esdruxulas que só têm prejudicado aos trabalhadores. Atualmente não se pode mais pagar menos de um salario mínimo ao trabalhador, imaginem se ainda pudesse, muitos já tinham sucumbido. A falta de boa vontade de se dar um aumento expressivo a cada ano ao salario, não tem encontrado lugar nas medidas dos presidentes e gestores, por causa também da ganancia dos capitalistas. Escreveu o piedoso bispo Dom Fernando Iório, que: “quem se alimenta com a miséria do povo e não faz o povo sonhar, a certeza da vitória, não passa de um intelectual falido”. O sucesso dos grandes depende da ação dos pequenos, mas é necessário que esses sejam estimulados a uma vida digna dentro da democracia que eleve o ser humano.
O estadista americano, Abraham Lincoln, no seu decálogo, escreveu: “jamais fortalecerás à dignidade e o ânimo, se subtraíres do homem a iniciativa e a liberdade. Os grandes homens, possuidores de liderança nata, escreverão os capítulos da historia nos feitos que realizarem, em prol dos povos. Escreveu o poeta Colly Flores que: “ grande não é aquele que se diz grande, mas aquele que cresce emergido da vontade do povo”.