Geral

Região do Canal do Sertão será polo de produção agrícola

09/01/2014
Região do Canal do Sertão será polo de produção agrícola

A Secretaria de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri) está realizando a capacitação dos pequenos produtores que moram no entorno do Canal do Sertão para o cultivo nos perímetros irrigados.obracanal
Cerca de 30 agricultores familiares que estão começando a trabalhar com sistema de irrigação na região participam nesta sexta-feira (10) de curso de cultivo irrigado de culturas, que será ministrado pelos engenheiros agrônomos da Empresa Terra Soluções Agrícolas, Wivison Moraes, Paulo Lima e Jackson Gama.
De acordo com o superintendente de Irrigação da Seagri, Silvio Azevedo, o objetivo é preparar os produtores para que saibam usar da melhor forma os sistemas de irrigação que recebem do governo. “Temos o dever de preparar aqueles que irão receber os sistemas de irrigação para que eles possam impulsionar sua produção e assim colher melhores frutos, fortalecendo a agricultura familiar do Estado”, explicou.
Entre as culturas irrigadas abordadas durante o curso estão hortaliças, verduras e frutas.
“O objetivo é preparar os agricultores para que eles tirem proveito do Canal do Sertão e transformem a região num grande polo de produção agrícola, promovendo também a inclusão social e econômica local. Isso só é possível graças aos esforços do governador Teotonio Vilela e do vice, José Thomaz Nonô, que, com investimentos do Fecoep [Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza], incentivam as atividades do pequeno produtor e oferecem novas oportunidades”, destacou o secretário de Estado, José Marinho Júnior.
A capacitação será realizada o dia todo na Escola Municipal da Comunidade Altos dos Coelhos, em Água Branca.