Geral

Processos e certidões de registro empresarial em Alagoas serão enviados apenas por e-mail

03/01/2014
Processos e certidões de registro empresarial em Alagoas serão enviados apenas por e-mail
O presidente da Juceal, José Lages Júnior

O presidente da Juceal, José Lages Júnior

Como forma de colaboração para o Programa Economize para Alagoas e para a modernização do processo de registro empresarial, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), a partir desta quinta-feira (02), só emitirá as Certidões Web e a Via Única dos atos arquivados no órgão através de e-mail. O objetivo é diminuir o consumo excessivo de papel e valorizar o tempo dos empresários.
Para o contribuinte, isto significa uma comodidade maior e economia com tempo e deslocamento, já que comparecerão na Junta Comercial apenas para protocolar o processo. A Junta Comercial também economizará papel e impressão e irá colaborar para o Programa Economize para Alagoas, evitando gastos e utilizando recursos para investir em melhoria dos serviços.
A medida é obrigatória e regulamentada através da Resolução Juceal AD Referendum nº 08/2013, publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas do dia 20 deste mês.
De acordo com o presidente da Juceal, José Lages Júnior, os sistemas que têm sido desenvolvidos e as medidas adotadas estão convergindo para um mesmo ponto: informatizar e simplificar o registro empresarial.
“Nós temos aprimorado os nossos serviços e queremos alcançar a meta de levar todo o processo de abertura, alteração e baixa de empresas para a internet. Os meios online agilizam e simplificam o registro, já que os contribuintes podem acessar de onde estiverem, seja no celular, tablet ou computador”, explica.

Via única
O sistema de registro em Via Única é resultado da Resolução Plenária Juceal nº 42, que determina o protocolo de apenas uma via de cada processo a ser arquivado no órgão, cedendo ao empresário duas Certidões de Inteiro Teor com validade de documento original.

Certidões Web
As Certidões Simplificada, Específica e de Inteiro Teor podem ser solicitadas através do portal da Juceal. O usuário se cadastra, faz login, solicita a certidão, efetua o pagamento e em seguida recebe um e-mail com o documento solicitado de forma simples e prática.