Política

Oposição: Cícero Almeida é a bola da vez para a sucessão de Teotonio

28/01/2014
Oposição: Cícero Almeida é a bola da vez para a sucessão de Teotonio

collorrrrAs eleições somente serão realizadas em outubro, mas para os políticos já começaram há algum tempo. As démarches partidárias estão a pleno vapor e a cada semana um fato novo faz com que a população conheça mais nomes que poderão enfrentar a disputa mais almejada deste ano: o cargo de governador.
E após o governo lançar no jogo político praticamente cinco nomes para a disputa maior de outubro (Nonô, Biu de Lira, Luiz Otávio Gomes, Marcos Fireman e Alexandre Toledo), o time da oposição resolveu também abrir seu leque de opções e além dos nomes dos “Calheiros”, ou seja, Renan “pai” e “filho”, vai lançar no dia 7 de fevereiro o nome do ex-prefeito de Maceió Cícero Almeida (PRTB) ao governo.
Talvez por influência do senador Fernando Collor, o nome do radialista, ex-vereador e deputado estadual, duas vezes prefeito da capital, poderá ser alçado ao cargo maior do estado. Cacife para isso ele possui, afinal em sua gestão, saiu com alto índice de popularidade, transformando a cidade num verdadeiro canteiro de obras, fato que chegou a receber dos críticos a alcunha de “prefeito de concreto”, pois priorizava em seu governo a área de infra-estrutura e urbanismo.
De qualquer modo Almeida é um grande nome que entra na disputa. Poderá ser a “velha” novidade que tantos procuravam para a disputa de governador.
O conceituado jornalista Marcelo Firmino, em seu blog, deu em primeira mão o anúncio do PRTB, que através de seu presidente Levi Fidelix, fará em entrevista coletiva o anúncio.
“O presidente nacional do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Levy Fidélix, chega a Maceió no próximo dia 07 de fevereiro e, em coletiva à imprensa, vai lançar o nome do ex-prefeito de Maceió, Cícero Almeida, para o governo de Alagoas.
O PRTB foi o primeiro partido a realizar uma pesquisa sobre as intenções de votos do eleitor alagoano para o governo do Estado, colocando como candidatos ao governo todos os caciques da política alagoana. Foram apresentados para os pesquisados os nomes de Cícero Almeida, Fernando Collor, Renan pai, Renan filho, Benedito de Lira, Alexandre Toledo e José Thomáz Nonô.
Animado com os resultados obtidos, Fidélix decidiu reunir o partido e trabalhar a indicação do ex-prefeito de Maceió para a sucessão estadual. Segundo dirigentes regionais do PTRB , os números revelam cenários bem diferentes das pesquisas divulgadas até então para o governo de Alagoas.
Para os dirigentes, a pesquisa fortalece o partido na articulação das chapas majoritárias dentro da base aliada da Presidente Dilma no Estado e indica, sobretudo, que o ex-prefeito de Maceió é um nome chave dentro do processo sucessório, considerando o potencial eleitoral que tem na capital e no interior do Estado.
A pesquisa do PRTB foi realizada em 13 municípios. O partido só pretende apresentar os números na chegada do presidente nacional da legenda”.
Já o ex-presidente Collor em sua conta pessoal do facebook declarou: “Foi com muita alegria que recebi, às 7 horas da manhã desta sexta-feira, o ex-prefeito de Maceió, Cícero Almeida. O bate-papo se prolongou por quase 2 horas. Juntos, avaliamos a situação do Estado de ‪#‎Alagoas‬ e examinamos o quadro político local, bem como os caminhos a serem seguidos pelas forças partidárias que apoiam Dilma Rousseff e fazem oposição ao desgoverno Vilela. Para minha satisfação, Cícero Almeida apresentou uma série de projeções quentíssimas sobre as tendências da opinião pública na sucessão alagoana. Almeida aparece muito bem na foto, com percentuais folgados na disputa para o governo. Eu não tenho dúvida de que seu nome será submetido ao fórum dos partidos oposicionistas, onde ele é sempre recebido com admiração e respeito. Vamos aguardar novas notícias. Haverá fatos novos em breve”.

Empecilho

Em que pese toda a festa realizada em torno do nome do ex-prefeito de Maceió uma dúvida paira no ar. O que acha o senador Renan Calheiros do anúncio do PRTB? Concorda? Discorda?
Afinal o presidente do senado declarou como todas as letras que o PMDB teria candidato ao governo em outubro.
Em que pese toda a festa realizada em torno do nome do ex-prefeito de Maceió uma dúvida paira no ar. O que acha o senador Renan Calheiros do anúncio do PRTB? Concorda? Discorda?
Afinal o presidente do senado declarou como todas as letras que o PMDB teria candidato ao governo em outubro.
De qualquer sorte se houver uma insurreição nas hostes oposicionistas, Calheiros tem um trunfo. O presidente do PRTB Adeilson Bezerra é extremamente ligado aos líderes do PMDB, e acatará o que eles determinarem, o que poderá causar uma implosão no partido de Levi Fidelix, caso Almeida, mesmo entusiasmado pelas pesquisas (de consumo interno e que não foram divulgadas) “teime” em se candidatar.