Artigos

O Senado do futuro

12/01/2014
O Senado do futuro

O futuro dependerá daquilo que fazemos concretamente aqui no presente, disse, certa feita, Mahatma Gandhi. Com essa expectativa é que acabamos de criar a Comissão Permanente Senado do Futuro, composta por 11 senadores, que terão a missão de promover discussões sobre grandes temas mundiais e, principalmente, o futuro do Brasil.
Dessa forma, entendemos que olhar o futuro é importante, mas não é o bastante. Para que sejamos merecedores de dias melhores temos de nos preparar, antever e trabalhar com afinco, analisando as potencialidades, gerenciando perspectivas, minimizando riscos.
Desde as questões mais elementares, como aquelas que dizem respeito a problemas localizados, até aquelas que envolvem as relações internacionais, essenciais para a harmonia mundial. Assim, precisamos buscar soluções para os problemas e caminhos para que eles não entravem o nosso futuro. São inúmeros os assuntos que podem ser abordados.
Entre esses, a saúde dos oceanos e dos rios; o mundo pós-energia fóssil; as novas fronteiras da vida, inclusive com a inteligência artificial e o potencial das células-tronco; as novas fronteiras do universo, inclusive o potencial de viagens espaciais e exploração do espaço; os desafios da alimentação, tanto para eliminar a fome como para evitar a obesidade e o envenenamento por comidas prejudiciais à saúde; a nanotecnologia e a sua importância para o futuro em todas as áreas da tecnologia; o futuro da arte e da cultura; a evolução da moral e da conduta humana.
Institucionalmente deveremos discutir, também, a cidadania brasileira, as relações entre os três poderes dos Estados, o novo pacto federativo, a representação política e novos arranjos políticos; paradigmas futuros da economia; enfrentamentos dos problemas administrativos; a exploração de recursos naturais, fontes alternativas de energia, riscos de escassez e também a Lei dos pagamentos por serviços ambientais, as conhecidas PSAs.
O desenvolvimento de nossa população depende, em certo grau, de respostas que possamos obter das discussões desses empolgantes assuntos. E, a exemplo do que aconteceu no Congresso chileno, e que nos serviu de inspiração, o Senado brasileiro poderá se debruçar sobre esses ou qualquer outro assunto que julgarmos importantes.