Geral

Novo comandante do Corpo de Bombeiros define metas para 2014

30/01/2014
Novo comandante do Corpo de Bombeiros define metas para 2014

    Empossado na última terça-feira (29) pelo governador Teotonio Vilela Filho, o novo comandante do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), coronel Gláucio Alcântara, falou pela primeira vez à frente do comando a respeito das metas e os planos para a corporação em 2014.GlaucioAlcantaranovocomandante
Segundo o comandante, o foco da sua gestão será a valorização dos militares em seus ambientes de trabalho, além de trabalhar as deficiências existentes dentro dos grupamentos, sejam pessoais ou estruturais.
“Nós temos que trabalhar com os recursos que temos a nossa disposição e, se for preciso, melhorá-los. Também entendemos que a motivação da corporação é algo que deve estar sempre em alta, então, iremos trabalhar firme para fazer por onde ela permaneça desta forma”, explicou o coronel.
Entre as primeiras medidas que serão realizadas pelo novo comando estão as reformas de algumas unidades do interior, como a de Arapiraca, e do Quartel-Geral, em Maceió. Para esse fim, o governo já disponibilizou de R$ 7 milhões.
De acordo com o comandante Gláucio Alcântara, desde 1975 – data da sua inauguração –, o Quartel-Geral da capital não passava por reforma estrutural. Também serão construídas novas bases em municípios como Penedo e União dos Palmares.

 Novos equipamentos

O governo também garantiu, via Programa de Apoio ao Investimento dos Estados (Proinveste), mais R$ 4 milhões em recursos para o CBM destinados à aquisição de equipamentos este ano.
Entre eles estão nove viaturas, como as de mergulho e comando de área, além de diversos conjuntos de equipamentos contra incêndios. Além desses, virão também as almofadas pneumáticas, macacos hidráulicos infláveis utilizados em situações de desmoronamento.
Todos os equipamentos se juntam aos dois novos caminhões autoescadas – adquiridos em dezembro de 2013 –, no combate a situações de risco. As escadas, que podem chegar até aos 39m de altura, eram desejos antigos da corporação. “Sem dúvidas, era uma carência nossa, mas que foi totalmente sanada. Agora estamos ainda mais preparados para auxiliar à população quando preciso”, garantiu o comandante Gláucio Alcântara.

    Carnaval

Com a aproximação do período carnavalesco, as praias de todo o Estado costumam estar repletas de alagoanos, além dos muitos turistas. Pensando nisso, o comandante já adiantou que a atuação dos guarda-vidas será intensificada em todos os postos espalhados pelo litoral.
Além da ação, o coronel Gláucio Alcântara reafirmou a importância da operação de campanhas educativas junto aos jovens, de prevenção de acidentes durante o período de festas. Intitulada “Carnaval ‘ultra’ seguro: o bombeiro é seu amigão”, a iniciativa irá atingir cerca de 500 crianças.