Cidades

Nova adutora do Agreste avança com mais da metade das obras executadas

16/01/2014
Nova adutora do Agreste avança com mais da metade das obras executadas

adutoradoagresteMetade da nova adutora do Agreste já está pronta e os trabalhos não param na região. A adutora, que fará a captação de água no Rio São Francisco, em Traipu, terá 57 quilômetros de extensão e vai melhorar o abastecimento de água em Arapiraca e mais nove municípios integrantes do sistema coletivo do Agreste.
As obras foram vistoriadas na quarta-feira (15) pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, e pelo presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Álvaro Menezes. Eles visitaram também o canteiro da estação de captação de água, à margem do rio São Francisco.
Com a nova adutora, onde estão sendo investidos R$ 143 milhões por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), a produção de água do sistema coletivo dobrará, passando dos atuais 1.500m³/h para 3.000m³/h, resolvendo o problema de falta de água na região. Além de Arapiraca, a adutora abastecerá os municípios de Craíbas, Igaci, Girau do Ponciano, Campo Grande, Coité do Nóia, São Brás, Lagoa da Canoa, Olho d’Água Grande e Feira Grande.
O secretário Marco Fireman destacou a importância obra para a população da região. “Uma obra como esta representa a melhoria na qualidade do abastecimento de água dos municípios abastecidos. Trata-se do desenvolvimento social e econômico da região. Fiquei satisfeito com o andamento da obra, que já está 50% executada”, afirmou Fireman.
Para o presidente da Casal, o novo sistema adutor é um empreendimento de sucesso. “Esta PPP foi a melhor solução encontrada para, em curto espaço de tempo, resolver o problema da falta de água do Agreste”, salientou Álvaro Menezes.
Antes da visita, a comitiva do Estado se reuniu com gestores da CAB Águas do Agreste, executora da obra, que exibiu filmes sobre o projeto do novo sistema adutor do Agreste e sobre o programa de recuperação e manutenção do sistema existente.
Também participaram da vistoria o secretário da Articulação Política, Rogério Teófilo, e o representante do Governo no Agreste, Francisco Azevedo.

Tags: