Cidades

MS e Sesau realizam visita técnica ao Hospital Santa Rita em Palmeira

30/01/2014
MS e Sesau realizam visita técnica ao Hospital Santa Rita em Palmeira

palmeirahospitalTécnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) e do Ministério da Saúde (MS) realizaram, nesta quinta-feira (30), uma visita técnica ao Hospital Santa Rita em Palmeira dos Índios. A unidade ampliou suas instalações com 11 novos leitos, além da reforma e qualificação de 10 quartos e seis leitos para Unidade de Tratamento Intensivo  (UTI) para o atendimento. A iniciativa faz parte da Rede de Atenção a Urgência e Emergência ( RUE).
De acordo com o diretor estadual de Atenção Hospitalar, Rogério Barboza, a ampliação e qualificação dos leitos do hospital representam um avanço no atendimento a pacientes de urgência na região. Barboza destacou ainda que apenas através da união entre os governos municipais, estadual e federal é possível a evolução do atendimento no Sistema Único de Saúde.
Presente a visita, a representante do Ministério da Saúde, Valmira Costa,  elogiou o empenho do Hospital em se adequar as normas preconizadas para o ingresso na Rede. “Somos um só povo, não cabe mais a noção de que a administração pública funcione de forma isolada. Todos os gestores, municipais, estaduais e federais, devem agir sempre com o bem comum em primeiro plano”, destacou.
Já o provedor do Hospital Santa Rita, Roberto Salgueiro, lembrou a importância histórica do hospital e sua posição estratégica no centro de Palmeira dos Índios. “O hospital possui mais de 60 anos de história e apenas em 2013 realizou 225.231 atendimentos de urgência. Com a integração na Rede de Urgência e Emergência, o hospital ganha em recursos e estrutura e pode oferecer um serviço que já é reconhecido pela população como um exemplo de excelência dentro do Sistema Único de Saúde”, afirmou Roberto.
Os novos leitos vão atender a população da 8ª região de saúde que congrega os municípios de Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão, Palmeira dos Índios e Tanque D’arca.