Cidades

Maternidade de Rio Largo está aberta e oferece atendimento de qualidade

27/01/2014
Maternidade de Rio Largo está aberta e oferece atendimento de qualidade

    vilasboasvistoriamaternidadeO governador Teotonio Vilela Filho esteve, nesta segunda-feira (27), na Maternidade do Hospital Ib Gatto Falcão, em Rio Largo. A visita teve como objetivo vistoriar o local, que foi restaurado pelo Governo do Estado e está aberto para prestar um atendimento de qualidade às gestantes do município, de cidades circunvizinhas e dos bairros da parte alta de Maceió.
A unidade foi reorganizada com a definição da escala dos profissionais e a aquisição de novos equipamentos. Ao todo, são dez leitos para clínica obstétrica e oito para Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) Neonatal 24 horas, além da realização de curetagem, triagem, exames (pré e pós-parto) e partos normal e cesárea.
O chefe do Executivo destacou a importância da maternidade. “A maternidade está pronta para atender às mães e também para apoiar a Santa Mônica, que estava muito sobrecarregada. Depois do investimento do Estado, ela está pronta para atender com toda qualidade e é importante que funcione com toda a sua capacidade”, disse o governador.
O Governo também colocou profissionais na unidade, que agora conta com neonatologistas, obstetras, anestesistas e enfermeiros. “Esse trabalho aqui no IB Gatto é muito importante para fortalecer o SUS em Alagoas, que é uma das frentes nas quais estamos focados para melhorar a assistência prestada aos alagoanos”, completou Teotonio Vilela.
Além das gestantes de Rio largo, a maternidade vai beneficiar também a população dos municípios de Messias, Pilar, Satuba, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco, Flexeiras, Joaquim Gomes, Viçosa, Atalaia e Pilar. A unidade deve atender ainda todo o Planalto do Jacutinga, que compreende os bairros do Tabuleiro dos Martins e Benedito Bentes, em Maceió.
Apenas em casos de alto risco, será realizado o encaminhamento para as maternidades do Hospital Universitário ou Santa Mônica, ambas na capital. Nos demais casos, a unidade de Rio Largo, credenciada na Rede Cegonha, está estruturada para receber as gestantes com a segurança e qualidade.