Cidades

Limoeiro supera meta do Ministério da Agricultura com vacinação de 93,96% do rebanho contra a febre aftosa

28/01/2014
Limoeiro supera meta do Ministério da Agricultura com vacinação de 93,96% do rebanho contra a febre aftosa

    A Prefeitura de Limoeiro de Anadia comemora o êxito da campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada em novembro do ano passado, em 380 propriedades. Segundo dados da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, dos 12.026 animais cadastrados no município, 11.301 foram imunizados, o que representa um índice de 93,96% do rebanho, superando os 80% estipulados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Para o secretário-adjunto de Agricultura, José Ferreira Souza, esse resultado é muito satisfatório para o município e mostra que os pecuaristas limoeirenses estão conscientes da importância da vacinação do gado contra a doença e da declaração de vacinação, que permite ao criador trânsito livre para a comercialização do gado e seus subprodutos em outros mercados e a participação em feiras, exposições e leilões.
A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que atinge os animas de cascos bifurcados, como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. O vírus pode ser transmitido através da baba do animal, do sangue e também pelo contato indireto.
Os sintomas da doença são febre alta e perda do apetite, aftas na boca, gengiva e na língua, além de feridas nos cascos ou nos úberes. O animal contaminado tem dificuldade de se locomover e de se alimentar, prejudicando a produção de leite, o crescimento e a engorda.
Em setembro de 2013, Alagoas recebeu do Ministério da Agricultura o status sanitário de zona livre da febre aftosa, após permanecer 14 anos como zona de risco médio para a doença, o que impedia os criadores de participarem de exposições, leilões e feiras de gado e comercializarem carne e leite em outros Estados. Com a intensificação das campanhas, que ocorrem a cada seis meses, o Estado saiu em definitivo da zona de risco médio.
O secretário-adjunto explicou que não há registros da doença em Limoeiro de Anadia. Mesmo assim, a Prefeitura e a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) atuam juntas para garantir a imunização dos rebanhos. “Limoeiro de Anadia está dando sua contribuição para que o controle da doença no Estado”, afirmou.
A próxima campanha de vacinação está prevista para abril deste ano. A vacina pode ser comprada em lojas agropecuárias credenciadas pelo Ministério da Agricultura. José Ferreira lembra que não basta apenas vacinar o gado. É preciso que o criador se dirija ao escritório da Adeal no município ou à sede da Secretaria de Agricultura para declarar o rebanho vacinado e receber a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento obrigatório para o trânsito de animais não só dentro do Estado como fora dele.