Geral

Imprensa Oficial Graciliano Ramos comercializou mais de 4.435 títulos em 2013

18/01/2014
Imprensa Oficial Graciliano Ramos comercializou mais de 4.435 títulos em 2013

   impresaoficialA Imprensa Oficial Graciliano Ramos lançou uma série de publicações importantes para Alagoas em 2013, entre elas está o Box Delmiro Gouveia. Ao trazer aspectos do pioneirismo da cidade e do centenário da Usina Hidrelétrica de Angiquinho, ele ajuda a trazer novos olhares sobre o próprio Estado.
Além do Box de Delmiro, outras iniciativas marcaram o cenário editorial alagoano ao longo desse ano, como apresenta o balanço da Imprensa Oficial, que aponta a evolução da produção e o aprimoramento na distribuição de seus produtos.
A interação com o público foi um aspecto marcante em 2013, além de lançamentos junto à sociedade, ocorreu uma participação grande em eventos como a Festa Literária de Paraty (Flip). Na VI Bienal Internacional do Livro em Alagoas, em uma parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), foram apresentados 11 títulos.
Dentro da programação também foram realizadas atividades culturais para todas as idades. Entre os títulos de destaque no VI Bienal do Livro estão a Revisa Graciliano sobre Futebol Alagoano e o livro da Escritora Alagoana Nide Lins, Guia da Gastronomia Popular Alagoana.
No 3º Festival Universitário de Cinema, na cidade de Penedo, aconteceu a apresentação do livro do fotógrafo Celso Brandão, Memento. No mesmo evento, o Blog Graciliano fez toda a cobertura dos encontros e eventos que movimentaram a cidade ribeirinha.
Até o mês de novembro, haviam sido comercializados 4.435 títulos. Com o advento das vendas pela internet, através do próprio endereço virtual da Imprensa Oficial, foi possível ampliar a oferta das produções para todo o país. A distribuição também sofreu alterações, com espaços limitados em Maceió, a Revista Graciliano Ramos, por exemplo, passou a ser vendida em pontos como os supermercados da Rede Palato, nos bairros da Ponta Verde e do Farol, e nas livrarias Viva e Leitura.
De acordo com o presidente do Conselho da Cepal e secretário de Estado e do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, os últimos anos foram marcados pela modernização da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, fator responsável pela sua constante melhora.
“O ano de 2013 foi um ano pontual para a potencialização dos trabalhos ofertados pela Cepal. Tudo isso contribui não só para que ela possa atender bem aos órgãos do serviço público, mas para se tornar também uma empresa competitiva dentro do seu mercado”, revela Luiz Otavio.
Com uma política de valorização do autor alagoano, dando mais visibilidade à produção do Estado, colégios particulares de Maceió começaram a adotar, por exemplo, a Coleção Coco de Roda , de forma didática para seus alunos.
O ano de 2014 também promete boas expectativas para a Imprensa Oficial do Estado, serão lançadas mais 11 publicações: Cinco novos livros do edital Coco de Roda de 2013 e outros seis do edital do Programa de Incentivo a Cultura e a Literatura (PICL).
“A concretização desses editais dão a oportunidade para os escritores da terra. Pessoas que têm talento, mas não teriam livros publicados podem ser beneficiadas, e esse é um grande feito conseguido pela Imprensa Oficial”, declarou diretor-presidente da Cepal, Moisés Aguiar.