Geral

Hospital Helvio Auto recebe projeto-piloto do ministério

29/01/2014
Hospital Helvio Auto recebe projeto-piloto do ministério

    Técnicos da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) apresentaram em reunião de Coordenadores do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) a inclusão do HEHA no projeto piloto do Programa Nacional de Gestão de Custos do Ministério da Saúde. O programa tem como objetivo qualificar a gestão e foi gerado pela necessidade que o SUS tem de conhecer os custos dos produtos/serviços.hospitaledrhelvioauto
No Estado de Alagoas, só duas instituições participam do Projeto Piloto. O Hospital Geral do Estado vem adequando seus indicadores desde o ano passado, e o Hospital Helvio Auto foi incluso agora no programa por apresentar características compatíveis com a complexidade e a organização de gestão.
Rosileide Alves, Gerente Técnica Médica do HEHA, explicou as vantagens que o Programa trará para a instituição: “Poderemos fazer um gerenciamento melhor e maior, fomos escolhidos também por causa da apresentação de nossos indicadores hospitalares, porque tudo aqui no HEHA é mensurado, e tudo pode gerar indicador. Participando deste Programa, vamos melhorar até a forma de gestão do HEHA e seremos reconhecidos por isso.”
Com a implantação do Programa será possível ter indicadores de todos os custos gerados no hospital por setor, evitando dessa forma desperdícios e gerando uma melhor aplicação dos recursos.
Dentro do Programa Nacional de Gestão de Custos, existe um software (ApuraSus) que será alimentado mensalmente com todos os indicadores do HEHA.