Cidades

Governador comemora aniversário junto a agricultores do alto sertão de Alagoas

30/01/2014
Governador comemora aniversário junto a agricultores do alto sertão de Alagoas

    Agricultores de Pariconha prepararam uma comemoração especial para receber o  governador do Estado, Teotônio Vilela Filho, no dia do seu aniversário, quarta-feira (29). O secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, programou uma visita à Pariconha para realizar a solenidade oficial de entrega de 201 cisternas e 44 kits de irrigação a agricultores da região.aIMG_4204
As cisternas são entregues, por meio do Programa Água Para Todos, que desde 2013 beneficia produtores do agreste e do sertão de Alagoas. Para 2014, no Programa Água para Todos está prevista a construção de mais de 3 mil cisternas e barragens e a realização de diversas capacitações para as famílias beneficiadas.
“Isso aqui é feito com água, respeito e suor. Nosso papel enquanto gestores é trabalhar para fazer o que tem que ser feito com respeito pelo povo e pelo sertão. Antes cisternas, furar poços cartesianos na caatinga era um sonho ou algo impossível. Estamos trazendo para o Sertão todo um projeto articulado, com ações integradas que fazem parte de um projeto de resgate da autoestima e dignidade do sertanejo”, afirmou o governador do Estado, Teotônio Vilela Filho.
Os kits de irrigação, em 2013, foram implantados com investimentos do Fundo Estadual de Erradicação e Combate à Pobreza (Fecoep). Até o final de 2014, serão instalados mais 950 kits, com investimentos da Seagri e parceiros como o Banco do Brasil, o BNDES, Ministério da Integração e Codevasf.
“O povo do sertão precisa do nosso trabalho e é isso que temos feito. Temos trabalhado com afinco para mudar a paisagem do semiárido alagoano e temos conseguidomudar a vida das pessoas para melhor. O apoio do governador Teotônio Vilela e do vice, Thomaz Nonô, sem dúvida nos fortalece para trazer ainda mais desenvolvimento e realizações ao sertanejo. Oportunidades que devemos criar para que ele próprio consiga viver com dignidade, se sustentando do fruto do seu suor, da sua terra”, destacou o secretário de Estado José Marinho Júnior.
“Cada produtor consegue hoje viver com dignidade, graças ao trabalho e empenho do governo do Estado. Estamos mudando a realidade a da região”, complementou o vice-governador, José Thomaz Nonô.
Na oportunidade estavam presentes o senador Benedito de Lira, o deputado estadual Inácio Loiola, o secretário de Estado de Articulação Política, Fábio Rodrigues, os prefeitos de Pariconha, Fabiano Ribeiro, de Delmiro Gouveia, Luiz Carlos, e de Olho D’Agua do Casado, Gualberto Pereira, além de vereadores, representantes de comunidades indígenas e secretários municipais.
“Nós só temos a agradecer o empenho que o governo do Estado vem fazendo para realizar uma gama de ações que fazem com que os efeitos da seca e as dificuldades do sertanejo sejam minimizadas. Hoje existe uma perspectiva de vida”, finalizou o prefeito de Pariconha, Fabiano Ribeiro.