Cidades

Festa de São Sebastião em Limoeiro de Anadia

14/01/2014
Festa de São Sebastião em Limoeiro de Anadia

Festa de Sao SebastiaoDepois do sucesso da festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição, de 29 de novembro a 8 de dezembro, e da festa de Santa Luzia, de 11 a 13 de dezembro, que reuniram milhares de fiéis nas missas e procissões, Limoeiro de Anadia se prepara para mais uma grande celebração religiosa, a festa de São Sebastião, co-padroeiro do município.
O evento conta com apoio logístico da Prefeitura de Limoeiro de Anadia, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e já se consolidou no calendário cultural e religioso da cidade, contando com a participação maciça de toda a comunidade. Desde o início de sua administração, em 2009, o prefeito Marlan Ferreira está investindo no resgate e preservação das manifestações artísticas e religiosas locais, que representam a identidade cultural dos limoeirenses.
Para que a festa transcorra num clima de total tranquilidade, a Prefeitura está garantindo toda a infraestrutura necessária para oferecer bem-estar e conforto aos presentes, a exemplo de banheiros químicos, palco para os shows, tendas, mesas e cadeiras para o leilão de gado e as exposições de artesanato.
Quilombos (1)Os festejos em homenagem a São Sebastião têm início na sexta-feira, dia 17 de janeiro, e prosseguem até o dia 20, com uma série de atrações. Nesse período, a cidade ganhará um brilho especial com a realização de quermesse, missa, feira da pechincha, leilão de gado, apresentação dos Quilombos e de bandas de pífano, shows musicais, além da tradicional Procissão do Mastro, um ritual de muita fé e devoção. Durante os três dias, artesãos de diversos povoados irão expor a riqueza do artesanato regional.
A abertura está prevista para as 19h30, começando com a Procissão do Mastro pelas principais ruas de Limoeiro, com saída da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Centro. Em seguida haverá celebração da Santa Missa, com a participação dos noiteiros dos povoados Oiti, Papa Farinha, Pau Ferro, Chã do Miranda, Mocambo, Olho D’Água do Luiz Carlos, Cacimba de Cima, Cacimba de Baixo, Areia Vermelha, Pau Amarelo e Varzinha, além de apresentação de bandas de pífano.
No sábado, dia 18, também às 19h30, celebração da Santa Missa com os noiteiros dos povoados Cadoz, Terra Nova, Tipi, Gulandin, Peri Peri, Cajueiro, Caraíbas, Nicácia, Baixa da Areia e Sítio Canto. A noite será encerrada com shows da banda Forró do Muído e Junior Mendes.
A programação do domingo, dia 19, começa às 9 horas, com leilão de gado na fazenda Boa Esperança, localizada no povoado Terra Nova. Às 19h30, celebração da Santa Missa com a presença dos noiteiros do Distrito Pé Leve e dos povoados Mamoeiro, Timbó de Cima, Timbó de Baixo, Jacaré, Camadanta, Genipapo e de Limoeiro. A noite será encerrada com shows da banda Forró 100% e Igor Santana, o Galanzinho.
Os festejos em homenagem a São Sebastião serão encerrados na segunda-feira, dia 20, com a celebração da Santa Missa, às 16h30, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, seguida de procissão pelas ruas de Limoeiro e apresentações do grupo Quilombos e bandas de pífano.
Segundo a secretária municipal de Cultura e Turismo, Marilene Soares, festas como a de São Sebastião, de Nossa Senhora da Conceição e de Santa Luzia, são muito importantes para a população limoeirense, pois, além de promoverem momentos de lazer à comunidade, garantem o resgate e a preservação das tradições culturais e religiosas do município.