Cidades

Famílias de São José da Laje ganham nova UBS

27/01/2014
Famílias de São José da Laje ganham nova UBS

    ubssaojoisedalajeO município de São José da Laje, situado na Zona da Mata alagoana, inaugurou, nesta segunda-feira (27), a segunda Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade pelo Programa Alagoas Tem Pressa. O governador Teotonio Vilela Filho e o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, participaram da solenidade de inauguração da UBS Aryl Pontes Lyra, situada no Conjunto Residencial Armando Lyra.
A unidade de Atenção Básica vai atender 1.006 famílias que residem no Conjunto Residencial Armando Lyra. Os cuidados primários de saúde serão ofertados pela Equipe de Saúde da Família, composta por médico, enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, dentista, atendente de consultório dentário e dez agentes comunitários de saúde.
“A Unidade Básica de Saúde vai melhorar o acesso da população ao Sistema Único de Saúde. Isso se deve graças aos recursos do Governo do Estado no município, ao investir cerca de R$ 650 mil para entrega da UBS estruturada e equipada, através do Programa Alagoas Tem Pressa”, discursou o governador.
De acordo com o secretário Jorge Villas Bôas, a UBS funciona como porta de entrada para o SUS, sendo uma estratégia importante de saúde pública para população. “O propósito do governador Teotonio Vilela Filho é estruturar a Atenção Básica no interior, para que a população tenha acesso a ações de saúde preventiva, evitando superlotar as unidades de média e alta complexidade, principalmente em Maceió”, afirmou Villas Bôas.
A secretária de Saúde de São José da Laje, Wanessa Rocha, informou que a população estava sendo atendida por meio de mutirões até a inauguração da UBS. “A espera acabou e a população vai ter todo o aparato da Unidade Básica de Saúde à disposição para o atendimento”, disse.
Ainda participaram da solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Fernando Toledo; e o secretário adjunto de Estado da Articulação Política, Fábio Rodrigues e o prefeito de São José da Laje, Rodrigo Valença.

    UBS

Desde o início da atual gestão já foram inauguradas UBSs em Joaquim Gomes, Cajueiro, Atalaia, Campo Alegre, Coruripe, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Lagoa da Canoa, Major Isidoro, Messias, Ouro Branco, Pão de Açúcar, Paripueira, Passo de Camaragibe, Penedo, Piranhas, Poço das Trincheiras, Tanque d’Arca, Taquarana, Rio Largo e Branquinha. As unidades foram construídas com recursos do Governo Estadual e Federal, por meio dos Programas Alagoas Tem Pressa e da Reconstrução.