Cidades

Estado elabora plano de supressão para praga encontrada em plantações no Agreste alagoano

08/01/2014
Estado elabora plano de supressão para praga encontrada em plantações no Agreste alagoano

Equipes do Governo de Alagoas, da Embrapa e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentaram, na última terça-feira (7), em Arapiraca, informações técnicas e um plano de supressão da praga Helicoverpa armigera a produtores do Agreste alagoano. A praga vem prejudicando as atividades de diversos agricultores da região. Os produtores que participaram da reunião estão inseridos no Arranjo Produtivo Local (APL) Horticultura no Agreste.tecnicapragahelicoverpa
De acordo com o gestor do APL, Humberto Santanna, a praga foi encontrada em cultivos irrigados em quatro culturas, como feijão, quiabo, amendoim e pimentão. “Por conta de sua rápida proliferação, acredita-se que ela já esteja em outras culturas no Estado”, afirmou Santanna.
Em maio, será realizado no município de Arapiraca um seminário que pretende reunir produtores, técnicos e especialistas para debaterem os efeitos da praga, além de apresentar formas de combate e prevenção.
“Também serão apresentadas ações mais específicas de monitoramento e controle biológico e físico da praga. Além das medidas a serem executadas do plano de supressão, como ações de manejo de pragas utilizando inimigos naturais, agrotóxicos e variedades resistentes”, completa o gestor.
O APL Horticultura no Agreste faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), em parceria com o Sebrae Alagoas.