Cidades

Empresário francês está em Alagoas para conhecer artesanato à base da fibra

21/01/2014
Empresário francês está em Alagoas para conhecer artesanato à base da fibra

    francesJulienGrandiereO empresário francês Julien Grandiére está em Alagoas para conhecer um pouco mais sobre o artesanato à base da fibra, confeccionado em algumas regiões do Estado. Na segunda-feira (20), ele visitou associações de artesãs dos municípios de Feliz Deserto e Coruripe, onde conheceu o artesanato feito com a fibra da taboa e do ouricuri.
Julien Grandiére é sócio-proprietário da empresa Muuñ Paris, que adquire peças artesanais produzidas em Nyariga – uma pequena vila de Gana, na África – e revende após estilistas darem um toque especial em cada peça.
Segundo ele, o artesanato alagoano tem as características necessárias para os seus produtos.
De acordo com a diretora de Artesanato e Design da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Dyslene Teles, essa busca do empresário francês é fruto de um trabalho de divulgação internacional do artesanato alagoano.
“Nós exportamos muitas peças para os Estados Unidos e para os países da Europa. O turista quando nos visita fica encantado com o trabalho realizado por cada artesão e suas peculiaridades”, conta.
Segundo Grandiére, a curiosidade pelo artesanato alagoano se deu após assistir a um vídeo na internet, onde destaca a produção artesanal em Alagoas.
“Assisti a esse vídeo e após uma pesquisa verifiquei que os produtos são muito parecidos com o que utilizamos em nossas peças. Entrei em contato com a Seplande para conhecer um pouco mais sobre o artesanato e ir pessoalmente a cada lugar”, explica.
O empresário vai passar um mês em Alagoas para conversar com as artesãs e ver a capacidade de produção de cada associação. Na próxima semana, ele visitará o município de Água Branca para conhecer o trabalho feito com o cipó e a cidade de São Miguel dos Milagres, quando estará em outra associação que trabalha com o ouricuri.