Geral

Em busca noturna, Anjos da Paz resgatam dependentes químicos nas ruas de Maceió

27/01/2014
Em busca noturna, Anjos da Paz resgatam dependentes químicos nas ruas de Maceió

  mocasdeazul  Na última sexta-feira (24), o trabalho dos Anjos da Paz não acabou ao anoitecer. A partir das 19h, integrantes do grupo e da Superintendência de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Promoção da Paz foram às ruas de Maceió para realizar a chamada busca ativa, indo ao encontro de dependentes químicos.
O objetivo da ação, que passa a integrar o plano de trabalho da secretaria, é aproximar-se dos dependentes em situação de vulnerabilidade social, levando informação sobre recuperação e a possibilidade de reconstrução da vida longe das drogas.
Acompanhados por policiais do Comando de Policiamento da Capital (CPC), que deram apoio e suporte de segurança à equipe, 22 profissionais da Sepaz, entre Anjos da Paz e profissionais de triagem do Centro de Acolhimento, percorreram cenas de uso de drogas mapeadas pela rotina do trabalho e também indicadas pela população, como aconteceu no bairro do Feitosa, quando a equipe passava pela rodoviária. Um morador reconheceu o carro dos Anjos e informou sobre um grupo de usuários na outra rua.
“Esse é o nosso objetivo com a busca noturna, aproximar o serviço da população que necessita dele, oferecendo uma alternativa de vida e dizendo que ele é capaz dessa mudança. A sociedade já percebe o serviço, isso é muito bom, mas é preciso mais e a secretaria está fazendo isso, indo ao encontro de quem necessita do serviço”, explicou a diretora de Recuperação da Sepaz, Lideilma Alves.
Foram visitados oito cenários de uso de drogas entre orla lagunar, Centro, Jaraguá, Feitosa e Farol. Foram feitas diversas abordagens, incluindo de adolescentes – contando com a colaboração do Conselho Tutelar – e cinco acolhimentos foram realizados.
Para o secretário, Adalberon Sá Júnior, a ação é um avanço significativo. “São cinco vidas que foram recuperadas, cinco pessoas que acreditaram que era possível retomar o controle. É para que situações desse tipo se repitam que os Anjos da Paz estarão cada vez mais em ações de aproximação da população nos bairros da capital, no interior de Alagoas, nas buscas ativas noturnas. É uma grande tarefa de sensibilização, de plantar a ideia e dizer onde esses dependentes podem encontrar ajuda”, declarou Adalberon.

    Acolhimento na madrugada

O homem que um dia foi mecânico não aparentava os 46 anos que declarou. Desgastado pela vida na rua e pelo uso de álcool, maconha e crack. Mas, ao ver a van e as “moças de azul” em plena madrugada de sexta-feira na Praça do Pirulito, ele resolveu que era hora de aproveitar a chance e tomar uma atitude.
“O padre da Igreja de São Benedito ficava falando que eu devia procurar uma comunidade, me tratar, sair dessa vida, mas eu dizia que não precisava. Eu conheço as moças dos Anjos, sei o trabalho que elas fazem, conheço a van e conheço até gente que já foi pra comunidade também. Mas eu ficava na minha. Aí elas aparecem aqui à noite conversando com a gente, então tem que aproveitar a chance e sair dessa vida, não é?”, explica o homem ao lado da equipe de Anjos que fazia sua triagem.
“Estamos aqui para acolher, levar o atendimento para quem realmente precisa. Em muitos casos, o que falta é apenas um incentivo, alguém que estenda a mão e diga que ele realmente é capaz de construir uma nova vida longe das drogas”, disse o superintendente Luan Gama, que acompanhou a busca noturna ao lado dos Anjos da Paz.