Geral

Deputados trocam socos em Parlamento da Turquia

23/01/2014
Deputados trocam socos em Parlamento da Turquia

   deputadostrocamsocos Ancara – Deputados turcos brigaram mais uma vez durante uma sessão no Parlamento para discutir a reforma judicial nesta quinta-feira. O líder do principal partido de oposição, o Partido Republicano do Povo (CHP, na sigla em inglês), Bulent Gtezcan, chegou a ser hospitalizado após ter levado um soco no rosto.
A turbulência política fez aumentarem as preocupações com a perspectiva econômica da Turquia e levou a moeda local a atingir os menores níveis já registrados diariamente este ano. Esta não é a primeira vez que parlamentares turcos trocam socos e bofetadas por causa da reforma judiciária. A sessão para discutir o assunto na comissão parlamentar, ocorrida no começo deste mês, também terminou em briga.
A proposta de reforma judicial apresentada pelo governo prevê a redução dos poderes dos juízes em meio a um escândalo judicial que envolve o governo. A briga no Parlamento nesta quinta-feira ocorreu após um deputado da oposição ter comentado as alegações de que o filho do primeiro-ministro Recep Erdogan teria sido convocado a depor no escândalo de corrupção.
O Parlamento deve votar a lei que tem por objetivo aumentar o controle do governo sobre o judiciário no fim da sexta-feira. A proposta de reforma judicial do governo turco elevou as preocupações internas e externas sobre o enfraquecimento da democracia turca sob o comando de Erdogan. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tags: