Geral

Palmeira: Bancos serão obrigados a cumprir regras de atendimento

30/01/2014
Palmeira: Bancos serão obrigados a cumprir regras de atendimento
Juiz Geneir Marques

Juiz Geneir Marques

O juiz de Direito da comarca de Palmeira dos Índios, Geneir Marques, acatou, ontem (28), do pedido feito pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas, através da sua coordenação no município, e determinou que os bancos que ocupam o pólo passivo desta demanda, no caso o Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Unibanco (Itaú) e Bradesco, adotem providências para a melhoria dos serviços ofertados aos consumidores pelos estabelecimentos, no prazo de quinze dias, sob pena de multa diária no valor de R$ 500.
Entre os pedidos deferidos pelo magistrado, estão o de assegurar aos usuários dos serviços bancários o atendimento em até trinta minutos nos dias normais e, em até quarenta minutos, nas vésperas ou após feriados prolongados. Ressaltando, que no referido atendimento deverá ser entregue ao usuário “bilhete senha” e manualmente o horário em que se efetivar o atendimento ao cliente.
O juiz também obrigou que os estabelecimentos devem, diária e constantemente, inclusive nos finais de semana, ficar abastecidos com dinheiro em espécie e talões de cheque, bem como papel comprovante das transações bancárias (depósito, transferência, pagamento etc.), de modo compatível à movimentação financeira da respectiva agência nos últimos 12 meses, de maneira a evitar que tais itens fiquem indisponíveis aos usuários.
Estabelecer um número de caixas destinados a atendimento prioritário aos idosos, aos portadores de deficiência física, às lactantes, às gestantes e às pessoas acompanhadas de crianças de colo, de maneira proporcional à movimentação da agência, adotando-se identificação, além de assentos disponíveis, também foi imposto pelo juiz durante sua
decisão.
A Ação Civil Pública foi interposta no início deste ano. O defensor público e autor da ação, Isaac Costa Souto, ressaltou que a decisão do juiz é de uma relevância inestimável, uma vez que os consumidores de Palmeira dos Índios e das cidades circunvizinhas poderão contar com serviços bancários dignos e de melhor qualidade constantemente.