Geral

DAF homenageia profissionais que contribuíram com a Assistência Farmacêutica em Alagoas

21/01/2014
DAF homenageia profissionais que contribuíram com a Assistência Farmacêutica em Alagoas

    farmaceutica_sao_homenageadaA farmacêutica, Divaneth Albuquerque; o agente administrativo, João Jorge Lobo; a auxiliar de serviços diversos, Maria Lúcia de Oliveira e o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, foram homenageados nesta segunda-feira (20), pelos serviços prestados à assistência farmacêutica nos últimos 39 anos. As homenagens ocorreram na sede da Farmácia de Medicamentos Excepcionais (Farmex), em Maceió, durante as comemorações alusivas ao Dia do Farmacêutico, que foi instituído graças a Resolução nº 460, de 23 de março de 2007.
A cerimonia contou com a presença da diretora de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Erivanda Meireles, da Superintendente de Atenção à Saúde, Aparecida Auto, do presidente do Conselho Regional de Farmácia, Alexandre Correia e da farmacêutica Fernanda Albieri, que representou a Associação Farmacêutica de Alagoas (Afal). Durante o evento, foi evidenciado o histórico da Diretoria de Assistência Farmacêutica, que foi criada em 1975, durante a gestão do então governador Divaldo Suruagy, tendo como primeiro diretor o economista Guido Leite Moreira.
Emocionada, Divaneth Tenório – que foi a primeira farmacêutica a dirigir a DAF –, agradeceu à homenagem e destacou a importância do órgão para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas. “Estive à frente da DAF no período de 1979 a 1982, quando o governador era Guilherme Palmeira e me orgulho muito de ter sido a primeira mulher e farmacêutica a gerenciar este órgão, que presta relevantes serviços ao povo alagoano”, ressaltou, ao enfatizar o crescimento alcançado pelo serviço, que recentemente foi descentralizado para o interior do Estado.
Também homenageado, o secretário de Estado da Saúde dedicou o reconhecimento a todos os servidores da DAF, que segundo Jorge Villas Bôas, são os responsáveis pela qualidade dos serviços ofertados aos usuários do SUS. “Crescemos muito ao longo dos últimos 39 anos, e em especial durante a atual gestão, que voltou seu foco para criar novos programas e atender mais alagoanos, passando de 4 mil em 2007 para 14 mil em 2013”, evidenciou, ao ressaltar que o órgão possui unidades em Arapiraca, Penedo, São Miguel dos Campos, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema, facilitando o acesso da população aos medicamentos de alto custo.

 Grandes Avanços – Em seu pronunciamento, a diretora de Assistência Farmacêutica da Sesau, Erivanda Meireles, evidenciou que a DAF tem obtido grandes avanços nos últimos anos e, por isso, a necessidade de homenagear àqueles que contribuíram para o seu desenvolvimento. “Trabalhamos para expandir nosso campo de ação e, além de triplicarmos o número de alagoanos atendidos, chegamos ao interior, oferecemos acomodações mais confortáveis aos nossos usuários e criamos um projeto inovador, que é o Farmácia Cidadã, onde pacientes com Alzheimer e Parkinson recebem seus medicamentos no conforto de suas residências”, ressaltou .