Geral

CGE firma parceria com cooperativa para doação de materiais recicláveis

09/01/2014
CGE firma parceria com cooperativa para doação de materiais recicláveis

    A Controladoria Geral do Estado (CGE) firmou parceria com a Cooperativa dos Recicladores de Alagoas (Cooprel) para doação de materiais do órgão para reciclagem. O termo de doação foi assinado nesta quarta-feira (08) pela presidente da Cooperativa, Maria José dos Santos.cooperativa
A ação ambiental e social faz parte da programação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) implantada na CGE desde novembro do ano passado. A cada quinze dias serão encaminhados materiais que seriam descartados no lixo comum, destinando-os para reciclagem, o que reduz o impacto ambiental e os gastos com a limpeza urbana.
Para a Controladora-Geral do Estado, Rosa Tenório, a parceria contribui para a promoção de uma conduta socioambiental no poder público e ainda gera economia para o Estado.
“Esta ação além de promover o descarte correto dos materiais inservíveis contribuindo para uma economia interna com responsabilidade social, é uma forma de incentivar ainda mais os servidores a participarem de atividades voltadas para a sustentabilidade e fortalecer as cooperativas de catadores com a geração de trabalho e renda”, ressaltou.

    Cooprel

A presidente da Cooperativa ficou feliz com a parceria, que será mais uma ajuda para os 18 colaboradores. “Esta doação é mais uma forma de contribuição para as pessoas que tiram sua renda aqui. É empolgante porque está havendo mais incentivos por parte do governo e dos empresários”, disse Maria José Santos.
A Cooprel é uma cooperativa que atua desde 2004 no ramo da coleta seletiva de material reciclável. Formada por ex-funcionários da extinta COBEL, empresa que fazia a coleta urbana no Município de Maceió, fica localizada na Avenida Menino Marcelo, na Serraria.

Agenda ambiental

Antes da implantação da A3P, a CGE já desenvolvia atividades que contribuem para economia e sustentabilidade. De acordo com Gláucia Morais, Gestão de Recursos Humanos da Controladoria, o trabalho de sensibilização dos servidores já vinha sendo feito por meio de informativos e visitas como forma de incentivar o consumo consciente e a economia de água, energia e materiais. Um exemplo foi a campanha pela adoção de canecas com objetivo de diminuir a utilização de copos descartáveis no órgão.
“As atividades previstas na A3P contribuem ainda mais para continuidade das ações realizadas na CGE e para implantação, em breve, de outras, a exemplo da coleta seletiva interna de materiais recicláveis com a participação dos servidores e compras sustentáveis, com a aquisição de papel reciclado”, esclareceu.
A A3P se tornou o principal programa da administração pública de gestão socioambiental implantada pelo Governo Federal por meio do Ministério do Ambiente em 2007 e tem sido incorporado por diversos órgãos e instituições públicas das três esferas de governo. O objetivo é promover a discussão sobre desenvolvimento e a adoção de uma política de responsabilidade socioambiental do setor público.