Cidades

Canal do Sertão avança por 123 Km em Alagoas

08/01/2014
Canal do Sertão avança por 123 Km em Alagoas

No sertão alagoano, 2014 começa com mais vida. Graças à entrega dos primeiros 65 quilômetros do Canal do Sertão, famílias de pequenos produtores já colhem os frutos das plantações e criações iniciadas no ano passado. Peixes, galinhas, caprinos, sorgo, milho, morangos e uma série de alimentos abastecem a mesa dos sertanejos, além da água que agora chega com mais facilidade a milhares de alagoanos.obracanal
As primeiras bombas começaram a operar em março de 2013 na maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas. Após mais de vinte anos de expectativas, o Canal do Sertão finalmente saiu do papel e virou realidade no governo de Teotonio Vilela Filho. Hoje, os serviços alcançam os municípios de Inhapi, Senador Rui Palmeira e São José da Tapera.
O secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, confirma que as obras avançam para chegar ao Km 123 até 2015. “O Canal do Sertão só tem avançado neste governo. Milhares de empregos têm sido mantidos, pois não houve nenhuma paralisação nos serviços desde 2007. Hoje, temos obras até o Km 123”, destaca Fireman.
“Esta é uma obra projetada para melhorar a qualidade de vida da população e desenvolver a economia regional, garantindo os meios para que o sertanejo possa ficar no campo. Mais de um milhão de alagoanos serão beneficiados com o Canal, que além de tudo é um grande investimento de combate aos efeitos da seca”, ressalta Marco Fireman.
Quando estiver concluído, o Canal do Sertão se estenderá por 250 km, entre Delmiro Gouveia e Arapiraca, atendendo a 42 municípios alagoanos. Duas adutoras estão sendo construídas para serem interligadas à obra e levar água às torneiras sertanejas, como explica o secretário adjunto de Projetos Especiais e Irrigação da Seinfra, Alzir Lima.

As duas adutoras – Alto Sertão e Bacia Leiteira– serão interligadas ao Canal do Sertão, e levarão água para 27 municípios, incluindo mais de 350 povoados. Além disso, o Canal atenderá a projetos de irrigação no sertão alagoano, que serão implantados em parceria com a Codesvasf, a Semarh e a Secretaria da Pesca.