Geral

Balanço: Unidades mantidas pela Sesau realizam mais de 4 mil atendimentos no Réveillon

04/01/2014
Balanço: Unidades mantidas pela Sesau realizam mais de 4 mil atendimentos no Réveillon

Durante o feriado do Réveillon, as unidades mantidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizaram 4.288 atendimentos. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (3), por meio do Centro de Processamento de Dados (CPD) da Superintendência de Atenção à Saúde.
O maior número de atendimentos ocorreu nos cinco ambulatórios 24 horas, que contabilizaram 1.280 atendimentos nos dias 31 de dezembro de 2013 e 1º de janeiro de 2014. De acordo com CPD, foram 305 atendimentos contabilizados no Ambulatório Assis Chateaubriand, situado no bairro Tabuleiro do Martins, e 201 no Denilma Bulhões, no Benedito Bentes.
Já no Ambulatório Dom Miguel Câmara, na Chã da Jaqueira, foram notificados 151 atendimentos. No João Fireman, situado no Jacintinho, 538 pessoas foram atendidas e no Ambulatório Noélia Lessa, no Benedito Bentes, foram contabilizados 85 atendimentos.

HGE
No Hospital Geral do Estado (HGE), 1.167 pacientes receberam assistência das equipes multiprofissionais de plantão. E durante o Réveillon, os corredores do HGE permaneceram vazios, graças ao remanejamento dos leitos de corredores para a ALA B (antiga Pediatria) e ao fluxo contínuo de transferência para leitos de retaguarda.
Uma realidade que é reflexo, segundo a diretora do HGE, Verônica Omena, a abertura de 99 leitos no Centro Especializado Irmã Dulce. “Por meio da determinação do governador Teotonio Vilela Filho e supervisão do secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, conseguimos inaugurar a nova ala do HGE”, destacou.
Do total de atendimentos, 669 foram ocorrências de casos clínicos e 295 foram de acidentes casuais. Também foram atendidas 109 vítimas de acidentes de trânsito, 56 por agressões (corporal, por armas de fogo e branca) e 23 pessoas foram vítimas de acidentes de trabalho.
A equipe mutiprofissional do HGE também atendeu uma vítima de tentativa de suicídio, 14 pessoas vítimas de queimaduras e uma por afogamento. No centro cirúrgico, foram realizados 38 procedimentos e 41 transferências para hospitais conveniados.
Na Unidade de Emergência do Agreste, localizada em Arapiraca, foram registrados 1.095 atendimentos durante os dois dias do feriado de Réveillon. Do total, 184 pessoas foram atendidas devido a acidentes por motocicletas, 154 por queda da própria altura e 24 por picada de escorpião.

MOTO DO SAMU 2Samu
Quanto ao atendimento pré-hospitalar, 513 alagoanos foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nos dias 31 de dezembro de 2013 e 1º de janeiro de 2014. No dia 31 foram realizados 191 atendimentos e no dia 1º foram 322, sendo 151 por meio da Central Arapiraca e 362 pela Central Maceió.
Com relação ao atendimento hemoterápico, os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) realizaram 233 atendimentos. Do total, foram 210 unidades de sangue distribuídas para os hospitais e maternidades, sendo o principal consumidor o HGE, que recebeu 136 unidades, seguido pela Santa Casa de Maceió, com 20 e pela Maternidade Escola Santa Mônica, com 13.
No feriadão também foram atendidos oito pacientes com hemofilia, que procuraram o Ambulatório de Hematologia para receber a proteína Fator VIII, indispensável à coagulação do sangue. Após o Réveillon, o Hemoal e Hemoar estão com os estoques de sangue deficientes para as tipagens A+ e O-.