Política

Arthur Lira e JHC integram lista de políticos que enriqueceram após eleitos

02/01/2014
Arthur Lira e JHC integram lista de políticos que enriqueceram após eleitos
Arthur Lira

Arthur Lira

Arthur Lira integra lista de políticos que enriqueceram após eleito, tornando-se personagem do livro “Os Ben$ que os Políticos Fazem” do jornalista da sucursal do jornal O Globo, Chico de Gois, que esgotou-se em apenas uma semana na livraria “Leitura” do Parque Shopping em Maceió e a informação é que nova tiragem só vai chegar em fevereiro.
O livro traz 10 casos de políticos brasileiros que enriqueceram durante o exercício do mandato, citando o alagoano Arthur Lira (PP).

Deputado JHC

Deputado JHC

Quem merece também a citação no livro é o deputado alagoano JHC (Solidariedade) apontado – apesar de jovem na política – como mais rico que o seu pai, o deputado federal João Caldas. JHC possui patrimônio superior ao dos pais.

Para o livro, o autor investigou e comparou, durante um ano e meio, cerca de dez mil declarações de bens apresentados pelos políticos à Justiça Eleitoral. Em geral, segundo constatou Gois, os bens mais comuns aos políticos que enriquecem na vida pública são imóveis, carros importados, gado, helicópteros e jatinhos.
livrobensA obra traz ainda três casos de jovens que são filhos de políticos de longa data e, apesar da juventude, possuem patrimônio superior ao dos pais. E na relação a surpresa é a citação ao nome do deputado estadual JHC (Solidariedade), que abriu uma frente no ano passado contra as imoralidades cometidas pela mesa Diretora da Assembleia Legislativa. A ideia do livro surgiu após uma reportagem de Gois durante a CPI do Cachoeira, em 2012. O jornalista mostrou que o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), havia quintuplicado seus bens desde quando entrara para a política, em 1998.
Os dez políticos que são personagens no livro são: deputado estadual Domingos Brazão (PMDB-RJ), vereador Aurélio Miguel (PR-SP), deputado federal Aelton Freitas (PR-MG), deputado estadual Marcelo Nilo (PDT-BA), deputado federal Arthur Lira (PP-AL), deputado federal Genecias Noronha (SDD-CE), deputado estadual Rigo Teles (PV-MA), deputado federal Wellington Fagundes (PR-MG), deputado estadual Mecias de Jesus (PRB-RR), deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO).

Saiba mais
Os filhos citados são: deputado federal Wilson Filho (PMDB-PB) deputado estadual João Henrique Caldas (Solidariedade-AL), deputado federal Johnathan de Jesus (PRB-RR).
Após o convite para escrever o livro, Chico de Gois pesquisou as declarações de bens de todos os deputados federais e senadores em exercício do mandato, mais os deputados estaduais das 27 Assembleias Legislativas e os vereadores das 26 capitais. Como a base de dados era grande, resolveu reduzir para quem já havia disputado outras eleições, para como comparar a evolução patrimonial.
O autor também selecionou apenas aqueles que tiveram ganho acima de R$ 1 milhão em quatro anos.